Iniciativa de oração recorre a redes sociais e plataformas digitais
Lisboa, 14 fev 2024 (Ecclesia) – A Rede Mundial de Oração do Papa, em Portugal, propõe para esta Quaresma um “Respiro de Silêncio, em formato digital.
“Trata-se de uma iniciativa de oração diária, enquadrada neste Ano de Oração, que o Papa Francisco convocou em janeiro como preparação para o Jubileu de 2025”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
A proposta, elaborada pelo padre jesuíta António Sant’Ana, diretor Nacional da Rede Mundial de Oração do Papa, é para ser rezada “desde a Quarta-feira de Cinzas, dia 14 de fevereiro, até ao Domingo da Ressurreição do Senhor”.
Este percurso é uma oportunidade “para fazer uma breve pausa de oração para avaliar a vida, fortalecer a fé, interiorizar as várias dimensões quaresmais, a atenção aos outros e o cuidado com os mais fracos”.
A proposta de oração diária vai estar disponível no site da RMOP-Portugal e nas redes sociais, com a voz da jornalista Rosário Salgueiro.
A Igreja Católica começou a viver o tempo litúrgico da Quaresma, de 40 dias (a contagem exclui os domingos), que tem início com a celebração de Cinzas, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência; serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão (este ano a 31 de março).
LFS