Lisboa, 16 fev 2024 (Ecclesia) – O Serviço da Juventude, o Setor da Pastoral das Vocações e o CeUC – Pastoral Universitária de Lisboa dinamizam hoje, dia 16, uma Via Sacra com meditações escritas por jovens refugiados que estudam na capital portuguesa.
“As meditações foram feitas por jovens refugiados que estudam em Lisboa e em cada estação haverá um apontamento artístico. Juntos faremos memória da Via-Sacra da Jornada Mundial da Juventude que aconteceu no dia 4 de agosto no Parque Eduardo VII”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
A Via Sacra vai ser presidida pelo patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, na noite desta sexta-feira, dia 16 de fevereiro, a partir das 21h00, na Alameda Dom Afonso Henriques (junto à Fonte Luminosa), em Lisboa.
A Via-Sacra é o ciclo tradicional de 14 estações relativas aos momentos da prisão, julgamento e condenação à morte de Jesus Cristo, e vai ser realizada no tempo litúrgico da Quaresma, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, um período de 40 dias que teve início com a celebração das Cinzas, este ano dia 14 de fevereiro, de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão (31 de março, em 2024).
LFS