Objetivo é ajudar a viver de forma «pedagógica» a caminhada para o tempo pascal
Bragança, 07 fev 2018 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda incluiu na sua proposta de caminhada para a Quaresma uma dinâmica em forma de “jogo de tabuleiro com cartas” e vários desafios a pensar nas crianças, adolescentes e jovens.
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a diocese transmontana explica que este “jogo da quaresma”, feito também a pensar “nas famílias e grupos de catequese” pretende ser “uma ferramenta pedagógica” que ajude a preparar o tempo da Páscoa.
Neste desafio, os “jogadores” são convidados a percorrer casa a casa no tabuleiro, os 40 dias da Quaresma que começa a 14 de fevereiro, com a Quarta-Feira de Cinzas, e também a Semana Santa que culmina depois com o primeiro Domingo de Páscoa, a 01 de abril.
Em cada dia temos uma interpelação diferente, como por exemplo na Quinta-Feira Santa (29 de março), em que os mais novos são chamados a partilhar memórias da celebração do “lava-pés” nas suas paróquias.
Como é habitual em jogos de tabuleiro, também encontramos várias “cartas mistério” e perguntas, como por exemplo sobre “qual matéria é que não é usada no sacramento do Batismo: água, óleo ou vinho”.
De acordo com o gabinete de comunicação da Diocese de Bragança-Miranda, estão ainda à disposição das comunidades vários “subsídios pastorais” para este tempo da Quaresma.
“Propostas simples, exequíveis em todas as paróquias e nas próprias casas que nos levam a centrar no essencial neste tempo favorável da graça”, frisa o padre José Bento Soares, vigário episcopal para a Ação Pastoral.
Como o tema deste ano pastoral na região está ligado ao Batismo, uma das propostas de oração pretende levar as pessoas a recordarem com gratidão e responsabilidade a sua iniciação cristã.
Para isso é disponibilizado um documento em forma de “rito de apoio”, que tem em destaque algumas reflexões do Papa Francisco.
“Ser cristão não é fazer carreira num escritório para se tornar um advogado ou médico cristão, não. Ser cristão é um dom que nos faz ir em frente com a força do Espírito no anúncio de Jesus Cristo”, salienta o Papa argentino.
A proposta, neste âmbito, da Diocese de Bragança-Miranda é que seja feita “uma
peregrinação, individual ou coletiva, até à fonte batismal onde cada um recebeu o sacramento da iniciação cristã”.
A Quaresma, que começa na Quarta-Feira de Cinzas (este ano a 14 de fevereiro) é um período de 40 dias marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.
JCP