Quaresma: 8000 crianças e jovens da Diocese de Santarém desafiadas a colocarem a sua fé «em ação»

Campanha preparada pelo setor de Catequese para este tempo litúrgico dá ênfase especial à solidariedade e à participação ativa nas celebrações

Lisboa, 04 mar 2014 (Ecclesia) – A caminhada quaresmal na comunidade católica de Santarém vai ter na solidariedade as suas imagens de marca, com iniciativas que envolverão mais de 8000 crianças e jovens, preparadas pelo Secretariado Diocesano da Catequese.

Em entrevista concedida à Agência ECCLESIA, o diretor daquele organismo realça a urgência de potenciar a capacidade agregadora da fé e utilizá-la para atender às necessidades daqueles que, neste momento de crise, estão a enfrentar maiores dificuldades, quer económicas quer sociais.

A partir desta Quarta-feira de Cinzas e durante os próximos 40 dias, as crianças e jovens da Catequese ser desafiados, em momentos específicos, a colocarem a sua fé “em ação” e a cuidarem de quem mais precisa, “visitando os que estão sozinhos, os doentes, dando uma atenção especial aos colegas de escola ou do prédio”, explica Paulo Campino.

Esta iniciativa, inserida na campanha que o Secretariado da Catequese preparou para a vivência da Quaresma e da preparação da Páscoa, inclui também “uma recolha de bens que depois vão ser oferecidos a instituições sociais das diversas paróquias da região.

“A nossa intenção é que estes bens sejam levados à eucaristia da Ceia do Senhor e que possam fazer parte do ofertório da missa de Quinta-feira Santa, retomando aqui esta ideia de que o ofertório também tem como objetivo recolher bens para os mais pobres, e desta forma levando-os à celebração”, explica Paulo Campino.

O itinerário de Quaresma preparado pelo setor de Catequese é subordinado ao tema “Encontrar Cristo, Amar o Irmão”, uma expressão que dá também uma ênfase especial à necessidade de revitalizar a fé e de tornar as celebrações deste tempo litúrgico mais ricas e participadas.

Paulo Campino chama a atenção para o papel que as famílias, que os pais e avós podem ter na mobilização das novas gerações, já que “é à família que compete educar para a fé, a catequese é apenas um meio para ajudar”.

Aquele responsável apela ainda a todos os catequistas que procurem envolver os seus catequizandos nas celebrações da Quaresma e do Tríduo Pascal, que incentivem a sua presença, porque essas celebrações são “a melhor catequese” que os mais novos podem ter.

“O tempo mais forte da vivência de um cristão é este, portanto não devemos fazer férias da catequese mas procurar com todas as nossas energias esforçarmo-nos para que os catequizandos participem de forma ativa”, conclui.

As propostas que compõem a campanha da Diocese de Santarém para a caminhada da Quaresma e a preparação da Páscoa estão disponíveis na página do Secretariado da Catequese de Santarém na internet, em catequese-santarem.blogspot.pt.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top