Publicações: «Um Retiro na Montanha», os 40 dias do padre Telmo Ferraz numa cabana de pastores

Lisboa, 12 set 2016 (Ecclesia) – O livro ‘Um Retiro na Montanha’, do padre Telmo Ferraz, percorre 40 dias da vida do sacerdote da Diocese de Bragança-Miranda vividos numa cabana de pastores, na margem do rio Teixeira na montanha do Gerês.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a Edições Tenacitas destaca que o autor é “uma das mais notáveis personalidades da Igreja portuguesa contemporânea”.

A coedição com as Edições Alforria percorre 40 dias da vida do padre Telmo Ferraz passados na montanha do Gerês, mais propriamente numa cabana de pastores, na margem do rio Teixeira.

“Este livro é um homem em diálogo com a sua verdade; despojado, não empurra portas fechadas, não força, não exige, aceita, contempla, extasia-se, celebra a sua fragilidade; íntimo da Vida que o chamou à Vida, longe do olhar dos outros, não foge, não se isola, apenas se retira, mas como quem se afasta para ver melhor e para mais próximo ouvir o coração das coisas e do mundo”, escreve no posfácio Henrique Manuel Pereira, professor na Escola das Artes, da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

Atualmente, o padre Telmo Ferraz está na Casa do Gaiato de Malanje, Angola, que fundou em 1963, dedicado à formação de “sucessivas gerações de crianças e jovens em risco”.

A editora recorda que antes de partir para África, nos anos cinquenta do século XX, o sacerdote foi capelão dos operários da barragem de Picote, no Concelho de Miranda do Douro, Distrito de Bragança, um serviço que desenvolveu na barragem de Cambambe, a partir de 1960.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top