Publicações: Papa vai receber primeiro exemplar da obra «Portugal Católico»

Projeto apresenta-se como «uma radiografia abrangente» do catolicismo no nosso país

Lisboa, 10 mai 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai receber o primeiro exemplar da obra ‘Portugal Católico – A beleza na diversidade’, dedicada às diferentes faces do catolicismo no século XXI.

Um projeto que segundo os autores, o professor José Carlos Seabra Pereira e o historiador José Eduardo Franco, pretende ser um “fundamentado e aliciante quadro da condição do catolicismo em Portugal” e que quer marcar também a vinda do Papa Francisco ao nosso país, nos dias 12 e 13 de maio.

O Papa argentino “receberá um exemplar único, no marco importante da sua vinda a Portugal”, referem aqueles responsáveis, num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.       

Elaborada em cerca de sete meses, esta obra conta com o apoio da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e é apresentada como “uma radiografia abrangente da Igreja Católica” e “uma espécie de dicionário enciclopédico do catolicismo contemporâneo português”.

Abordam-se, entre outros, “temas do âmbito da teologia, da pastoral, do eclesial, da medicina, da política, da justiça, da sociedade, do ambiente, da música, da arte, da comunicação social, do turismo, da educação, da solidariedade e do desporto”.

Em “particular” destaque está também “a participação da comunidade judaica e da comunidade do Islão”.

Ao todo estão em causa 800 páginas, que integram 204 textos-síntese, de 190 autores, intercalados com uma forte componente imagética, constituída por fotos (aéreas e terrestres), gravuras que acompanham os conteúdos escritos e um conjunto de poemas de diversos grandes autores portugueses que se distribuem em 14 capítulos.

Simbolicamente, o número 14 dos capítulos representa quer as 14 estações da Via Sacra, quer as 14 Obras de Misericórdia.

A abertura do livro é feita através de um prefácio do presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa; de um prelúdio do cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e um limiar do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

Esta publicação conta com a participação, entre outras figuras da cultura, da ciência e da sociedade portuguesa, de nomes como Eduardo Lourenço, Leonor Xavier, Guilherme d’Oliveira Martins, Manuela Silva, Adriano Moreira, José Mattoso, Rui Vieira Nery, João César das Neves, Carlos Fiolhais, Artur Santos Silva e Daniel Serrão.

Trata-se de um trabalho promovido por várias instituições universitárias: CIDH (Universidade Aberta), o CLEPUL (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes, em cooperação com o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura da CEP.

José Carlos Seabra Pereira é atualmente o diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, e José Eduardo Franco desempenha a função de diretor-adjunto no Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

A obra ‘Portugal Católico – A beleza na diversidade’ deverá chegar ao público em geral em novembro de 2017, numa edição especial do Círculo de Leitores, e depois numa edição corrente, em abril de 2018.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top