Lisboa, 10 nov 2022 (Ecclesia) – «Metamorfose Necessária. Reler São Paulo» é o novo livro do cardeal D. José Tolentino Mendonça que está disponível a partir de hoje nas livrarias.
“Num mundo em crise, o cardeal Tolentino Mendonça propõe ao leitor ‘a redescoberta de um dos pensadores fundamentais do ocidente, São Paulo’ que de perseguidor dos Cristãos, Paulo mudou o curso da sua vida e converteu-se à mensagem de Jesus Cristo”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA
Reler os seus textos e entender os seus ensinamentos à luz dos dias de hoje é a proposta do cardeal português D. José Tolentino Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação (Santa Sé), no livro «Metamorfose Necessária. Reler São Paulo».
O novo livro é uma viagem pela história intelectual do cristianismo: “um ensaio sobre São Paulo e o seu contributo para os tempos presentes.
A obra, com a chancela da Quetzal, chega hoje às livrarias, dia 10 de novembro.
O Papa nomeou o cardeal português D. José Tolentino Mendonça como prefeito do novo Dicastério para a Cultura e a Educação, a 6 de setembro de 2022, informou o Vaticano, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
O responsável, de 56 anos, a 26 de junho de 2018, tinha sido nomeado como arquivista do Arquivo Secreto do Vaticano e bibliotecário da Biblioteca Apostólica por Francisco que elevou-o à dignidade de arcebispo; o até então vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa orientou nesse ano o retiro de Quaresma do Papa Francisco e seus mais diretos colaboradores.
D. José Tolentino Mendonça nasceu em Machico (Diocese do Funchal) em 1965 e foi ordenado padre em 1990 e bispo a 28 de julho de 2018; é doutorado em Teologia Bíblica, tendo desempenhado, entre outras funções, os cargos de reitor do Colégio Pontifício Português, em Roma, de diretor da Faculdade de Teologia da UCP e diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.
Foi criado cardeal pelo Papa Francisco, a 5 de outubro de 2019.
Biblista, investigador, poeta e ensaísta, Tolentino Mendonça foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem de Sant’lago da Espada por Aníbal Cavaco Silva, presidente da República, em 2015.
Em dezembro de 2019, D. José Tolentino Mendonça tornou-se a sétima personalidade a receber a Medalha de Mérito da Região Autónoma da Madeira, numa cerimónia que decorreu na Assembleia Regional.
Já em junho de 2020, o cardeal D. José Tolentino Mendonça venceu o prémio Europeu Helena Vaz da Silva, que promove a divulgação do património cultural, da responsabilidade do Centro Nacional de Cultural, em parceria com a ‘Europa Nostra’. |
LFS/CB
Portugal: Comissão lança nova tradução das Cartas Pastorais de São Paulo