Padre David Palatino coordenou a obra e vai começar a lecionar na Faculdade de Teologia, da UCP
Lisboa, 06 Set 2021 (Ecclesia) – O coordenador da obra «Ide a São José – O mistério de São José na vida da Igreja», padre David Palatino, disse à Agência ECCLESIA que a ideia do livro nasceu depois da proclamação, pelo Papa Francisco, do «Ano de São José» e das “tertúlias teológicas” no Colégio Pontifício Português em Roma.
“Em diálogo com os colegas, nas tertúlias teológicas, percebemos que há uma grande lacuna na literatura católica em Portugal”, realçou o padre David Palatino ao Programa ECCLESIA emitido esta segunda-feira na RTP2.
Em pleno ano de São José, o sacerdote do Patriarcado de Lisboa a estudar em Roma convidou alguns colegas, nas suas várias especializações, “a produzir um pequeno tratado de josefologia”.
Era “útil escrever sobre esta figura tão secundária, mas simultaneamente tão importante”, frisou o padre David Palatino que estuda Teologia Bíblica em Roma.
O livro «Ide a São José – O mistério de São José na vida da Igreja» é uma “abordagem equilibrada”, científica mas que “usa uma linguagem que pode ser lida por todos”.
O livro é “multidisciplinar” porque tem contributos de várias áreas teológicas e os autores são padres de várias dioceses portuguesas.
A estudar Teologia Bíblica na Universidade Gregoriana, em Roma, desde 2015, o padre David Palatino reconhece que o tempo de estudo “é um investimento, não só económico, mas um investimento da igreja local”.
“Aqueles vultos da Teologia que líamos e que víamos tão distantes de repente estão à nossa frente a avaliar-nos”, disse.
Um clero “qualificado e bem formado” é sempre uma mais-valia para a Igreja, apontou.
A fazer a investigação doutoral no Evangelho de São João, o sacerdote do Patriarcado de Lisboa disse ao Programa ECCLESIA que este ano vai começar a lecionar Teologia na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.
O novo professor da UCP vai lecionar Propedêutica Bíblica e Introdução à Bíblia.
PR/LFS