Porto, 23 out 2015 (Ecclesia) – Quando decorre, na Diocese do Porto, o processo de beatificação do fundador da Obra da Rua, vão ser lançadas, hoje, às 19h, naquela cidade, duas obras sobre o padre Américo.
Da autoria de Henrique Manuel Pereira, docente da Universidade Católica Portuguesa – Pólo do Porto, as obras têm por título «Padre Américo – Frei Junípero no Lume Novo» e «Raízes do Tempo – À Volta de Padre Américo» e vão apresentadas no campus Foz daquela instituição.
Na primeira obra, o autor reúne os escritos, até agora inéditos em livro, do seminarista Américo Monteiro de Aguiar, publicados na revista dos alunos do Seminário Maior de Coimbra: “Lume Novo”, revela um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
Já no segundo, compila vários textos e entrevistas sobre o Padre Américo, realizadas a personalidades como D. Eurico Dias Nogueira, D. António Marcelino e aos padres Carlos Galamba e António Baptista, membros da Obra da Rua.
A apresentação dos livros – que contam com a chancela das Edições Tenacitas e Alforria – estará a cargo de Francisco Carvalho Guerra e de Vítor Teixeira.
Reconhecido como uma das figuras “mais eminentes da sociedade e da Igreja portuguesa do século XX”, o Padre Américo dedicou a sua vida aos mais pobres, especialmente os jovens em risco, acolhidos nas Casas do Gaiato, e, ainda, aos doentes incuráveis.
LFS