Publicações: Investigadores debatem «avanço da Ciência» e «recuo de Deus»

Volume reúne conferências da Jornada Fé e Ciência, organizada em 2008 pela Faculdade de Filosofia da Universidade Católica

Lisboa, 09 abr 2013 (Ecclesia) – A editora ‘Fronteira do Caos’ publicou a obra ‘O Avanço da Ciência e o Recuo de Deus: Fronteiras do Conhecimento’, que segundo o organizador, padre Álvaro Balsas, propõe “diferentes perspetivas” sobre o tema, ainda que “bastante convergentes”.

“A Ciência tem, realmente, razões que tornam a fé em Deus obsoleta?” e “a explicação teológica é criticamente fundamentada ou assenta em dogmas irracionais?”, são algumas das questões em discussão no volume, lê-se na introdução, enviada à Agência ECCLESIA.

A obra com cerca de 150 páginas reúne as conferências proferidas em outubro de 2008 por “académicos e investigadores de profissão” durante a Jornada Fé e Ciência, promovida pela Faculdade de Filosofia (Braga) da Universidade Católica Portuguesa.

“Relações entre Ciência e Religião” (Agustín Udías Vallina), “Cosmos e Consciência” (António Luciano Leite Videira), “Possibilidades e Limites do Conhecimento Científico” (Antonio Fernández-Rañada), “A Hipótese de Deus Perante a Ciência” (Ludwig Krippahl) e “Racionalidade, Justificação e Argumentação” (Desidério Murcho) constituem os capítulos do livro.

O padre Álvaro Balsas sublinha, a terminar o prefácio, que “Fé e Ciência não se opõem, nem existe nenhuma tensão intrínseca entre elas, que pudesse derivar da natureza de ambas”.

“O que tem realmente existido ao longo da história do pensamento, são conflitos resultantes de uma deficiente compreensão da natureza e limites das duas”, assinala o docente da Faculdade de Filosofia.

RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top