Lisboa, 17 mar 2015 (Ecclesia) – A Comunidade Ecuménica de Taizé revelou esta segunda-feira que a editora alemã «Deutsche Grammophon» lançou o álbum «Taizé – Music of Unity and Peace» (Música de Unidade e de Paz), “fruto de uma colaboração inédita”.
«Há muitas situações no mundo que precisam de paz mas tem que vir aos nossos corações. Ter paz não significa que teremos sempre uma vida fácil, significa que acreditamos que a paz é possível”, escreve o prior de Taizé, o irmão Alois, no caderno que acompanha o álbum.
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a comunidade informa que o disco apresenta cânticos interpretados por um “coro de jovens e de instrumentistas de diferentes países”, salmos e responsórios “cantados apenas pelos irmãos”, para além dos característicos sinos, explica o comunicado que acrescenta que algumas gravações foram feitas nas orações comunitárias em julho de 2014.
“Estes cânticos especiais, que tanto tocam e comovem, merecem uma grande audiência. A música pode ser agente de mudança e de supressão de barreiras”, disse o presidente da Deutsche Grammophon.
“As qualidades únicas dos cânticos de Taizé são a mais perfeita ilustração disso mesmo”, observou Mark Wilkinson
No seu sítio online, a comunidade ecuménica revela que a iniciativa partiu da editora alemã que propôs “pôr a sua rica experiência” ao serviço deste projeto, que permite dar a conhecer os cânticos de Taizé a “um público mais alargado”.
CB/JCP