Publicações: Diácono Rafael da Silva Gonçalves escreveu livro dedicado ao «Silêncio na liturgia»

«Convoca os leitores à experiência litúrgica, nos seus mistérios, através de um sábio mistagogo: o silêncio», salienta o padre Joaquim Félix de Carvalho

Fátima, 08 out 2022 (Ecclesia) – O livro ‘Mistagogia poética do silêncio na liturgia – Práticas silenciarias’, de Rafael da Silva Gonçalves, diácono da Arquidiocese de Braga, é a mais recente obra do Secretariado Nacional de Liturgia (SNL), foi lançada esta sexta-feira.

“Na liturgia, silenciar com tanta gente? Parece difícil, mas é nesse centro, o silêncio, que se descobre o não-dito, nem tem de ser dito, até o horizonte para onde iremos cumprir o que somos”, explica o padre Joaquim Félix de Carvalho, na apresentação da obra.

Na informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, pelo SNL, o vice-reitor do Seminário Conciliar da Arquidiocese de Braga salienta que Rafael Gonçalves, na sua estreia “na paisagem editorial”, convoca os leitores “à experiência litúrgica”, nos seus mistérios, “através de um sábio mistagogo, o silêncio”.

O padre Joaquim Félix de Carvalho sublinha que “Rafael, o Silenciário”, com este convite “solicita aos leitores o silêncio sabático, jamais ao silêncio gnóstico”, para ler o que lega em páginas “escritas com segredos de coração e da língua”.

No novo livro ‘Mistagogia poética do silêncio na liturgia – Práticas silenciarias’ vão ser “surpreendentes”, para os leitores “os ‘espectros’ de gradual iluminação do tema, em lucernário textual”, que advirão da “fundura” das galerias bibliográficas que o autor frequentou.

“Da literatura universal, com incidência na poesia, inclusa a contemporânea; da filosofia, estética e artes; da teologia e espiritualidade; e, como não poderia deixar de ser, da liturgia”, indica o padre Joaquim Félix de Carvalho

Rafael da Silva Gonçalves nasceu a 6 de junho de 1997, é natural de Oliveira, em Barcelos, na Arquidiocese de Braga, concluiu, este ano, o Mestrado Integrado em Teologia, pela defesa da dissertação intitulada «Práticas silenciárias e mistagogia poética do silêncio na liturgia», a investigação que deu origem ao novo livro do Secretariado Nacional de Liturgia; e foi ordenado diácono no dia 17 de julho, no Santuário do Sameiro.

CB

 

Partilhar:
Scroll to Top