Vila Real, 20 nov 2018 (Ecclesia) – A obra «Trajetórias Escolares Improváveis: O sucesso dos estudantes de meios socialmente desfavorecidos no ensino superior» de Elsa Rocha de Sousa Justino vai ser lançado hoje, às 17h00, na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, Vila Real.

Este livro conta a “história dos estudantes (e principalmente, das estudantes) que tendo partido de uma origem familiar desfavorecida, mais não tinham do que fracas probabilidades de chegar à universidade”, refere o prefácio assinado Teresa Líbano Monteiro.

Na introdução à obra, Elsa Justino explica as razões deste trabalho, em particular, a história de dois irmãos, em risco de não terem bolsa de estudo.

“Órfãos de pai, a sua experiência de vida, caracterizada pela pobreza material e que concentrava múltiplas problemáticas, foi a pista para iniciarmos este trabalho de investigação. Como tinham chegado estes dois jovens estudantes até ao ensino superior? Que constelação de fatores se reuniram para que se produzisse esta realidade?”, escreve a autora doutorada em Serviço Social pela Universidade Católica Portuguesa,.

Com a chancela da Editorial Cáritas, o livro revela um “mundo social invisível que as estatísticas escondem e abalar velhas ideias”, lê-se no prefácio enviado à Agência ECCLESIA.

Para o trabalho foram realizadas entrevistas a profissionais, estudantes e candidatos a bolsas de estudo, no âmbito da atividade profissional – ensino e serviço social.

“Só os estudantes e os seus percursos de vida, o contexto das suas realidades sociais e, até, afetivas, podem devolver aos profissionais a prática esclarecida e a realidade dos contextos de socialização, produzindo um sentido de justiça fundamental para a prática do Serviço Social”, acrescenta Elsa Justino.

A autora explica que alguns dos critérios utilizados na análise do trabalho de investigação foram compreender as singularidades de percursos escolares bem-sucedidos de estudantes que chegam ao ensino superior com origem em meios económicos, social e culturalmente desfavorecidos: “Que curso escolhem? Que instituição de ensino superior frequentam? Quais as condições objetivas para a sua escolha?”

A construção e redação deste trabalho de investigação apresenta-se na forma de quatro grandes capítulos e a nova publicação vai ser apresentada hoje por Diana Dias na sala de exposições da Biblioteca central da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, em Vila Real.

LFS/CB

Partilhar:
Share