Publicações: Biografia de cardeal perseguido no Vietname apresentada em Lisboa

Cardeal Van Thuân foi presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, no Vaticano, entre 1998 e 2002

Lisboa, 05 set 2016 (Ecclesia) – A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) vai apresentar hoje o livro “François-Xavier Nguyên Van Thuân. Homem de esperança, caridade e alegria”, uma biografia do cardeal vietnamita que foi perseguido e preso durante treze anos.

O livro sobre o cardeal Van Thuân foi escrito por Luisa Melo, antiga secretária em Roma e atual responsável pela dinamização do processo de canonização, e por Waldery Ilgeman, postulador ca causa.

“O livro é uma biografia escrita de forma sintética sobre este homem cheio de alegria, caridade e esperança”, refere a Fundação AIS num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, acrescentando que “a síntese da história deste bispo perseguido e preso durante treze anos é acompanhada por fotografias dos lugares, pessoas e acontecimentos em causa”.

O cardeal François-Xavier Nguyên Van Thuân é natural do Vietname, onde nasceu em 1928; foi ordenado sacerdote em 1953, nomeado bispo Diocese de Nha Trang, no centro do país, em 1967 e arcebispo coadjutor de Saigão em 1975, contra o governo comunista, o que lhe valeu a perseguição e a prisão até 1988.

Presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz entre 1998 e 2002, o cardeal Van Thuân faleceu em Roma no dia 16 de setembro de 2002.

A biografia do cardeal Van Thuân é apresentada hoje, dia 5 de setembro, às 18h00, na Igreja do Santíssimo Sacramento, em Lisboa, pelo presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, Pedro Vaz Patto, com a presença da autora Luísa Melo, natural do Chile.

PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top