Lisboa, 30 jun 2018 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja promove hoje o lançamento da obra ‘Igreja Matriz de Bucelas’, às 15h00, naquela localidade do Patriarcado de Lisboa, que vai ser apresentada por António Camões Gouveia.
A nova publicação que vai ser apresentada na igreja Matriz de Bucelas reúne os textos da jornada de história da arte «Igreja Matriz de Bucelas: O Património Artístico» e o prefácio é da autoria do cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Com um “valioso e surpreendente património artístico”, a igreja de Nossa Senhora da Purificação de Bucelas configura “um monumento de grande interesse, testemunho de diferentes épocas, formas de religiosidade e gostos”, explica.
Evidenciando o “estatuto cimeiro” que ocupa nos domínios da arquitetura, pintura, escultura, e artes decorativas – entre as produções do Gótico, passando pelos anos do Renascimento ao Barroco, até às ligações com a vivência atual – “oferece-se assim um estudo monográfico, marcado pela pluralidade de participações e contributos de diversos especialistas”, sublinha o comunicado.
‘Igreja Matriz de Bucelas’ – com a chancela da «Imprimatur» – é coordenada Carla Varela Fernandes e tem o cunho do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja.
LFS