Publicações: «Abrir, Rezar e Criar» é um «livro para fazer desenhos» e «ajudar à oração»

Obra vai ser apresentada este sábado, na Feira do Livro de Lisboa

Foto: Daniela Calças

Lisboa, 25 mai 2023 (Ecclesia) – Daniela Calças, autora do livro “Abrir, Rezar e Criar”, editado pelo Apostolado de Oração (AO), disse à Agência ECCLESIA que o “livro desenhado” quer “ajudar à oração” e pode ser “caminho de preparação” para a JMJ Lisboa 2023.

“É um livro desenhado, mais do que escrito, tinha tido a ideia de haver algo para os outros criarem alguma coisa, depois da minha própria necessidade queria alguma coisa que me ajudasse à oração, veio a ideia do livro”, recorda a jovem escritora.

Formada em Arte Multimédia a jovem natural da paróquia do Parque das Nações, no Patriarcado de Lisboa, indica que o “livro pode ser construído e criado” à maneira de quem lê e “não vai haver dois livros iguais”.

“Não vai haver dois livros iguais, o desafio é criar através de gostos e dons diferentes, a ideia é aproximar- se de Deus, transpondo isso para o livro, as páginas estão meio em branco com esse propósito, para escrever ou desenhar vale tudo desde que leve à oração”, explica.

Daniela Calças, de 28 anos, tem “trabalhado com jovens” e foi sentindo que, “na correria da vida diária”, falta “tempo para a oração” e esta obra traz “68 desafios diferentes” para um registo diário e pessoal.

A ideia é que, a partir do livro, seja fruto de oração, estamos habituado a que os livros tragam respostas e ajudem a rezar, aqui a ideia é ler os 68 desafios e poder criar o que se quiser”.

O livro ‘Abrir, Rezar e Criar’ tem ainda com subtítulo “dá vida à oração”, que a autora refere que possa ser o mote para a “oração diária” numa perspetiva de “caminho para o dia a dia”.

“Pode ser um bom caminho de preparação para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, em que o objetivo também é o encontro com Jesus e, se este livro ajudar nisso, é a cereja no topo do bolo”, partilha.

A obra “transversal a várias faixas etárias” vai ser apresentada no próximo sábado, dia 27 de maio, pelas 14h00, na Feira do Livro de Lisboa, contando com a presença da autora e do diretor da Editora AO, padre António Sant’Ana , seguida de sessão de autógrafos, no pavilhão das Publicações Jesuítas (D21).

Na Feira do Livro de Lisboa, que abre hoje as suas portas, marcam presença, entre outras,  as Paulinas Editora, nos pavilhões D18, D19 eD20, e a Paulus Editora, nos pavilhões A38 e A39.

A entrevista com a autora Daniela Calças vai integrar o programa de rádio ECCLESIA, na Antena 1 da rádio pública, no dia 3 de junho, pelas 06h00, ficando depois disponível online e em podcast

SN

Partilhar:
Scroll to Top