Promover a família e gerar comunidade

Paróquia de Campo de Madalena, em Viseu, aposta em dinamismos culturais para chegar aos paroquianos A paróquia do Campo de Madelena, em Viseu, está envolvida na dinamização da IX Semana Cultural, este ano dedicada à família. Esta é uma iniciativa já tradicional que todos os anos envolve os paroquianos em momentos de festa e reflexão.

Uma paróquia dinâmica e muito participativa, descreve o Pe. Miguel Abreu, pároco de Campo de Madalena. A adesão na IX semana cultural "aumentou. Acredito que o tema mobilizou as pessoas", explica à Agência ECCLESIA.

As semanas culturais são já uma tradição desta paróquia do perímetro urbano. Uma actividade que tem por missão abrir a comunidade aos temas sociais. Em 2002 a paróquia escolheu como tema o euro, "ajudando a preparar as pessoas para a entrada da moeda". Em 2008 o jornal da paróquia fez ano e por isso "dedicamos a semana aos meios de comunicação social", explica o pároco.

"Procuramos ter uma paróquia dinâmica", aliando as características da ruralidade e da urbanidade. Uma aposta ganha, uma vez que os paroquianos se mobilizam para participar, combatem o isolamento e fazem de facto comunidade.

As Equipas de Nossa Senhora, há três anos na paróquia, assumiram a organização este ano. Segundo o pároco, é essencial "mostrar a importância que a família tem nos dias de hoje".

O programa semanal procurou reflectir sobre as várias dimensões da família, deixando ainda lugar para o convívio. A reflexão sobre os valores educacionais conduziu a conferência que o Pe. Victor Feytor Pinto conduziu. Esta Terça-feira, Walter Osswald e Mary Anne Stilwell irão falar sobre a educação sexual. Um tema que o pároco justifica com a "aproximação da introdução da educação sexual nas escolas".

A necessidade de aproximar casais novos das dinâmicas paroquiais tem sido um investimento deste movimento que está em Campo de Madalena há três anos. Os casais novos estão distantes da paróquia. "Apostamos nas famílias novas", explica o Pe. Miguel Abreu que assume ser essencial apostar nos mais novos para "promover os valores". O pároco destaca a necessidade de comprometer a comunidade nos valores familiares.

Mensalmente as equipas reúnem-se para partilhar e dialogar sobre os problemas e também sobre os desafios que os casais enfrentam, seja qual for a idade. "São uma presença importante", traduz o pároco, que sublinha ainda o testemunho que os casais deixam na paróquia.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top