Cavaco Silva considera que nomeação como Secretário do Colégio dos Cardeais é prova do apreço do Papa
O Presidente da República Portuguesa felicitou esta Quinta-feira o Arcebispo Manuel Monteiro de Castro pela sua nomeação como secretário do Colégio dos Cardeais, considerando tratar-se de uma “prova de distinção e apreço” do Papa Bento XVI.
“Por ocasião da vossa nomeação como Secretário do Colégio dos Cardeais, permita-me, Senhor Arcebispo Dom Manuel Monteiro de Castro, que apresente as minhas mais respeitosas felicitações por essa prova de distinção e apreço de Sua Santidade o Papa Bento XVI”, refere Aníbal Cavaco Silva, numa mensagem publicada no site oficial da presidência.
D. Manuel Monteiro de Castro, actual secretário da Congregação para os Bispos, foi nomeado Quarta-feira por Bento XVI como secretário do colégio cardinalício, que reúne todos os Cardeais da Igreja Católica.
O colégio cardinalício é uma espécie de “Senado” que colabora com o Papa nas questões mais importantes para a Igreja Católica. Na sua constituição estão representados os cinco Continentes e dezenas de países, incluindo dois Cardeais portugueses.
Como secretário, o Arcebispo português será um dos primeiros a ser chamado após a eleição do Papa, num eventual conclave, e testemunhará o momento em que este aceitar a eleição e escolher o nome pelo qual quer ser chamado.
Para o secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), Pe. Manuel Morujão, esta é “uma notícia feliz, pois mostra a grande confiança que a Santa Sé tem em D. Manuel Monteiro de Castro, a ponto de o nomear para tão alto cargo, acumulando com outra importante responsabilidade, como Secretário para a Congregação dos Bispos”.
“É uma nomeação que o honra, mas também nos honra a todos nós, membros da Igreja em Portugal, onde D. Manuel tem as suas raízes, que preza e estima com frequentes visitas”, refere à Agência ECCLESIA.