Presidente distingue trabalho de sacerdote

Pe. Fernando da Silva Martins, antigo pároco de Oeiras, foi condecorado por Cavaco Silva

O presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, distinguiu o Pe. Fernando da Silva Martins, pároco de Oeiras por mais de 40 anos, como Comendador da Ordem do Mérito.

O sacerdote foi uma das cinco personalidades escolhidas como “agentes inovadores, ao longo das suas vidas e no exercício das suas actividades”, numa cerimónia que aconteceu no final da 4ª Jornada do Roteiro das Comunidades Locais Inovadoras, realizada na Área Metropolitana de Lisboa – Oeste.

A cerimónia de agraciamento decorreu durante uma sessão de encerramento e de homenagem, na qual estiveram presentes representantes de comunidades dos concelhos envolvidos por este Roteiro.

Em declarações à Agência ECCLESIA, o Pe. Fernando Martins mostrou-se “surpreendido” pela distinção, mas ao mesmo tempo “recompensado” pela obra realizada.

O sacerdote, de 86 anos, vê assim distinguido um trabalho de 43 anos ao serviço da paróquia e do concelho de Oeiras.

Recordando a sua chegada a Oeiras, em 1966, o padre disse ter encontrado, na altura, uma vila pouco desenvolvida em termos sociais e económicos, “em que havia fome” e até “pessoas a viver em grutas”.

As dificuldades aumentaram com as cheias que afectaram a região de Lisboa em 1967 – só em Oeiras registaram-se dezenas de mortos. O padre recorda “um tempo de grande dificuldade mas que serviu para unir mais as pessoas”.

Naquela altura não existia qualquer tipo de vida comunitária, “estavam todos muito fechados em casa”, e foi preciso meter mãos à obra – tentar dinamizar as pessoas, através de projectos colectivos e de solidariedade social.

A criação de novos centros de convívio e recreio, uma maior atenção para o bem-estar das pessoas, sobretudo das crianças e dos idosos, foram alguns dos passos considerados prioritários.

“O meu trabalho foi sobretudo evangelizador e também cultural” afirma o P. Fernando Martins, revelando em seguida o lema particular que sempre o moveu na sua acção pastoral: “Que as pessoas se amassem uns aos outros e a Deus, que olhassem mais para Deus”.

A construção do actual Centro Social e Paroquial de Oeiras, que alberga valências como o Lar de Idosos, o Centro de Dia e o Infantário; as obras de restauro da Igreja Matriz de Oeiras, a criação de um Museu de Arte Sacra, a salvaguarda de documentos históricos do arquivo paroquial e a colaboração com a Associação Desportiva de Oeiras – são alguns dos exemplos da obra feita pelo P. Fernando Martins.

A passagem de testemunho aconteceu em Outubro do ano passado, com a entrada do Pe. Mário Pais. Ao seu sucessor, o Pe. Fernando Martins pediu apenas para “aproveitar as valências existentes, tentando valorizá-las e qualificá-las”.

“E continuar a evangelizar, temos muita missa e pouca evangelização”, termina o agora padre comendador, reforçando a ideia de que sem este trabalho por parte da Igreja, é impossível preencher os vazios existentes nas comunidades.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top