Presidente da República manifesta «elevadíssima consideração» por D. Manuel Clemente

Cavaco Silva diz que atribuição do Prémio Pessoa 2009 ao Bispo do Porto é de toda a justiça

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, reagiu com satisfação ao anúncio do nome de D. Manuel Clemente como vencedor do Prémio Pessoa 2009, considerando a escolha “de toda a justiça”.

Em declarações aos jornalistas, Cavaco Silva manifestou a sua “elevadíssima consideração” pelo Bispo do Porto. “Só posso felicitá-lo a ele e ao júri, por lhe ter atribuído o prémio”, assinalou.

Para o Presidente da República, estamos na presença de “um homem extraordinário” que tem ainda “muito a dar a Portugal”.

“Dirijo-lhe uma saudação muito especial, uma grande felicitação. O Porto também deve estar muito satisfeito, mas também Lisboa e todo o país”, disse Cavaco Silva, convidando a “conhecer todo o mérito, todo o saber, toda a inteligência do Bispo Manuel Clemente”.

Por seu lado, o ex-Presidente da República Mário Soares destacou hoje, em Seteais, a “grande compreensão e abertura de espírito” do bispo do Porto, D. Manuel Clemente, vencedor do Prémio Pessoa 2009.

Na sessão do anúncio do vencedor, o presidente do júri, Francisco Pinto Balsemão, referiu apenas que o nome do Bispo do Porto foi “proposto por um dos membros” do grupo composto este ano ainda por Fernando Faria de Oliveira (vice-presidente), António Barreto, Clara Ferreira Alves, João Fraústo da Silva, João Lobo Antunes, José Luís Porfírio, Maria de Sousa, Miguel Veiga, Rui Baião e Rui Vieira Nery.

Sobre a escolha, pela primeira vez, de um teólogo e figura proeminente da Igreja Católica, Mário Soares afirmou: “Sou agnóstico e não pertenço a nenhuma religião, mas não tive a menor dúvida em votar a favor desta deliberação”.

A sugestão de D. Manuel Clemente “não levantou nenhuma contestação entre os membros do júri”, assegurou o histórico socialista.

Mário Soares considerou o Bispo do Porto “uma grande figura ética para todos os portugueses”.

“Além de ser uma grande figura da Igreja, é uma pessoa relevante para o nosso país e um grande português”, acrescentou.

Redacção/Lusa

Partilhar:
Scroll to Top