Presidente da Cáritas Portuguesa visita Haiti

Eugénio Fonseca vai acompanhar projetos desenvolvidos após terramoto que atingiu a ilha, há 4 anos

Lisboa, 09 jan 2014 (Ecclesia) – O presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, está no Haiti para assinalar o quarto aniversário do “violento sismo que afetou aquela região” em 2010.

Segundo um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o presidente da instituição vai ainda encerrar as “ações de apoio nas quais a Cáritas portuguesa esteve envolvida”.

“A Campanha Pública ‘Cáritas Ajuda Haiti’, que decorreu entre 13 de janeiro e 24 de março de 2010, contabilizou donativos no valor de 1 375 845,77 euros, a aplicar nas ações de emergência e reconstrução a favor das vítimas do sismo”, recorda a organização.

Eugénio Fonseca tem a companhia do responsável pelas relações internacionais, João Pereira.

O valor angariado foi canalizado pela Cáritas Internationalis para a compra de tendas que foram “distribuídas nas áreas de Saint Francois de Sales e Hospice Saint Joseph”, alimentos e depósitos de água em campos de deslocados, revela a nota da Cáritas Portuguesa.

O valor foi ainda canalizado a partir de janeiro de 2011 para “um projeto de reinserção social e laboral das famílias atingidas pelo terramoto”, para “a construção de 27 habitações resistentes a sismos, com saneamento” nas regiões de Cabaret e Lêogane e para a “reconstrução de infraestrutura eclesial, na paróquia de S. Jude e S. Simon, em Grand Savane”.

No dia 12 de janeiro de 2010 o Haiti foi atingido por um violento sismo, que provocou a morte de mais de 230 mil pessoas e afetou cerca de três milhões.

A Cáritas Portuguesa visita até dia 15 todos os projetos apoiados na fase de reabilitação e irá contactar diretamente com a Cáritas do Haiti e outros parceiros locais, com quem celebram a 12 de janeiro, em Port-au-Prince, uma missa em memória de todas as vítimas e em ação de graças pelas vidas reconstruídas depois do violento terramoto.

MD/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top