Antes, a cruz e o ícone de Nossa Senhora vão a Angola, Polónia e Espanha

Lisboa, 01 jul 2021 (Ecclesia) – Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – a Cruz e o ícone de Nossa Senhora – vão peregrinar pelas 21 dioceses católicas de Portugal a partir de novembro deste ano, até julho de 2023.

“Os símbolos partem em peregrinação para serem anunciadores do Evangelho e acompanharem os jovens, de forma especial, nas realidades em que vivem”, lê-se num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O Comité Organizador Local (COL) da  JMJ 2023 informa que a Cruz e o ícone de Nossa Senhora vão estar um mês em cada uma das dioceses de Portugal.

O itinerário prevê que a peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude comecem na Diocese do Algarve, em novembro deste ano, e terminarem no Patriarcado de Lisboa, em julho de 2023, a diocese escolhida para acolher este encontro de jovens promovido pela Igreja Católica.

O COL informa que os símbolos da JMJ vão peregrinar em Angola, entre 8 de julho e 15 de agosto, e em Espanha, nos meses de setembro e outubro, deste ano, e na Polónia, em datas a anunciar brevemente.

Em 2022, a Cruz e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani vão estar na Peregrinação Europeia de Jovens a Santiago de Compostela, entre 4 e 7 agosto, no âmbito do Ano Santo Xacobeo 2021.

A cerimónia de passagem dos símbolos da JMJ do Panamá, cidade que acolheu a última edição internacional em 2019, para Portugal realizou-se a 22 de novembro de 2020, numa Missa presidida pelo Papa Francisco no Vaticano, depois da celebração ter sido adiada, por causa da pandemia Covid-19, do dia 5 de abril (Domingo de Ramos).

A Cruz da JMJ foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens em abril de 1984 e marcou o início de uma peregrinação da juventude de todo o mundo; em 2000, o mesmo pontífice confiou aos jovens uma cópia do Ícone de Nossa Senhora ‘Maria Salus Populi Romani’.

A cruz de madeira mede 380 cm de altura e pesa 31 kg; os braços medem 175 cm de largura e os painéis em madeira medem 25 cm de largura, e o Ícone de Maria mede 118 cm de altura, tem 79 cm de largura e 5 cm de profundidade, pesando 15 Kg.

O Comité Organizador Local da JMJ Lisboa 2023 e o Centro de Recursos para a Inclusão Digital, do Instituto Politécnico de Leiria, preparam um folheto informativo e divulgaram a explicação sobre os símbolos do encontro mundial de jovens em linguagem pictográfica, braile e Língua Gestual Portuguesa.

As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível local (diocesano) no de Cristo Rei (até ao ano passado, a celebração decorria no Domingo de Ramos), alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos, numa grande cidade.

As edições internacionais destas jornadas promovidas pela Igreja Católica são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana.

CB

 

Dioceses                           Mês
Algarve Novembro 2021
Beja Dezembro
2022
Évora Janeiro
Portalegre- Castelo Branco Fevereiro
Guarda Março
Viseu Abril
Funchal Maio
Angra Junho
Lamego Julho
Bragança-Miranda Agosto
Vila Real Setembro
Porto Outubro
Setúbal Novembro
Forças Armadas e Segurança Dezembro
2023
Viana do Castelo Janeiro
Braga Fevereiro
Aveiro Março
Coimbra Abril
Leiria-Fátima Maio
Santarém Junho
Lisboa Julho
Partilhar:
Share