Portugal: Refugiados e alterações climáticas marcaram encontro do presidente da República com o responsável dos franciscanos em todo o mundo

Frei Michael Perry vai ser o primeiro ministro-geral da ordem a visitar a Madeira

Lisboa, 09 jun 2017 (Ecclesia) – O presidente da República recebeu esta quinta-feira no Palácio de Belém, em Lisboa, o ministro geral da Ordem Franciscana, frei Michael Perry.

De acordo com uma nota publicada na página da internet da Presidência da República, o diálogo de Marcelo Rebelo de Sousa com frei Michael Perry sublinhou a “convergência de posições relativamente aos refugiados e às alterações climáticas”.

A ministro geral da Ordem Franciscana, frei Michael Perry, foi acompanhado nesta visita pelo definidor-geral para a Europa da congregação religiosa, frei António Scavio, o ministro provincial português, frei Armindo Carvalho, e frei Vitor Melícias

De acordo com o frei Armindo Carvalho, o encontro entre o ministro-geral e o presidente da República assinalou também os 800 anos da chegada a Portugal dos primeiros franciscanos, que se estão a comemorar, a relevância dos frades na História de Portugal e a “atualidade da mensagem franciscana” assumida pelo Papa Francisco e proposta a toda a Igreja.

A visita a Portugal do ministro-geral da Ordem dos Franciscanos Menores Franciscanos tem por objetivo também visitar o Convento de São Bernardino, na Madeira.

“O padre Michael Perry disse-me que queria conhecer o Convento de São Bernardino, em Câmara de Lobos, que foi todo restaurado e é o centro da nossa presença franciscana na Madeira”, referiu frei Armindo Carvalho.

O responsável em Portugal pelos franciscanos acrescentou que o antigo convento, do século XVI, faz memória também da presença de frei Pedro da Guarda na Madeira, um franciscano que tem o processo de canonização em curso.

“Historicamente é o primeiro ministro geral dos franciscanos que visita a Ilha da Madeira”, acrescentou frei Armindo Carvalho.

Os franciscanos estão a assinalar 800 anos da chegada dos primeiros seguidores de São Francisco a Portugal, nomeadamente a Guimarães e Alenquer; nos dias 16 e 17 de junho decorre em Coimbra o primeiro de três congressos sobre o tema “Oito séculos de presença Franciscana – Memória e vivência”

PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top