Portugal: Quatro dioceses reúnem seminaristas em nova instituição

Futuros padres de Viseu, Lamego, Guarda e Bragança-Miranda fazem formação conjunta em Braga

Lisboa, 08 nov 2013 (Ecclesia) – Um novo Seminário Maior interdiocesano reúne desde este ano os candidatos ao sacerdócio das dioceses de Viseu, Lamego, Guarda e Bragança-Miranda na cidade de Braga, respondendo assim à extinção do Instituto Superior de Teologia de Viseu.

“É a solução possível”, explica à Agência ECCLESIA o reitor desta instituição, o padre Paulo Figueiró que, deste setembro, coordena a equipa formadora constituída pelos padres José Luís Pombal e Vasco Pedrinho, respetivamente das dioceses de Bragança-Miranda e Lamego.

Esta é uma resposta a 19 seminaristas que se dividem entre os locais de origem, onde realizam trabalho pastoral ao fim de semana, e a cidade de Braga, para a formação académica ao longo da semana.

“Pode não ser a situação ideal, muitos sacerdotes o confirmam, e, com certeza, o episcopado desejaria uma situação diferente, mas nos dias presentes, perante as dificuldades de várias ordens foi a solução possível e melhor”, destaca o padre Paulo Figueiró.

O responsável explica que a “novidade” é o funcionamento da instituição fora das quatro dioceses que serve, propondo “internamente o desafio de deixar bairrismos” e “gerar a comunhão entre todos, mesmo sendo de diferentes locais”.

A cidade de Braga, que acolheu esta casa pela “disponibilidade de instalações” e “proximidade” com o polo local da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, oferece “oportunidades a nível académico, cultural e eclesial” que a comunidade, sediada noutro local, não teria.

Segundo o padre Paulo Figueiró o desafio é não perder a identidade e a ligação ao presbitério das dioceses de origem.

Ângelo Santos, natural de Lamego, está no quinto ano e dá conta de uma boa integração entre colegas, professores e seminaristas.

“O ritmo ao fim de semana é grande, mas é uma questão de hábito”, explica o jovem de 23 anos, sublinhando tratar-se de mais “um desafio rumo à ordenação sacerdotal”.

O padre Paulo Figueiró admite “algum cansaço” por parte dos seminaristas devido às “constantes viagens”, mas afirma que o “sentimento geral é de satisfação”.

Enquanto reitor da instituição interdiocesana, o responsável encara este “desafio” com “responsabilidade acrescida “na formação de sacerdotes para dioceses onde desconhece o presbitério, reconhecendo, no entanto, que este modo de funcionar pode “ser exemplo” para que as dioceses “não se fechem no seu ambiente e tradição” mas possam gerar “comunhão”.

A Igreja Católica em Portugal vai celebrar a partir de domingo a Semana dos Seminários, com o tema ‘Para que Cristo se forme em nós’, uma iniciativa que vai estar em destaque no programa ECCLESIA na Antena 1 entre segunda e sexta-feira (22h45) da próxima semana.

LS/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top