Iniciativa quer dar mais segurança e conforto aos percursos utilizados pelos peregrinos
Fátima, Santarém, 01 out 2015 (Ecclesia) – O projeto “Caminhos de Fátima”, iniciativa que pretende dar maior “segurança e conforto” aos traçados utilizados pelos peregrinos no seu percurso até ao santuário mariano, vai ser apresentado hoje.
A cerimónia está marcada para as 15h00, na Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores, e vai ser presidida pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida.
A mesma nota recorda que o projeto conta atualmente com o envolvimento de “diversas entidades e instituições, incluindo 14 autarquias municipais”, sendo que o santuário mariano tem participado nos trabalhos “na qualidade de entidade consultora”.
O primeiro fruto deste programa foi “a criação de um troço oficial para peregrinos entre o Porto e Fátima”, para o qual a organização espera agora obter uma “certificação como Itinerário Cultural Europeu”.
Neste caso, “a proposta de traçado oficial foi pensada entre Gaia e Fátima, por ser o troço que congrega o maior número de peregrinos”.
“A intensão primordial”, frisa o Centro de Comunicação Social do Santuário de Fátima, “é afastar os peregrinos das estradas e itinerários nacionais com maior movimentação de trânsito automóvel”.
Entre os objetivos dos “Caminhos de Fátima” está também a dinamização da “vertente cultural e promocional de Portugal enquanto destino de peregrinação e de turismo”.
JCP