Francisco incentiva a «continuarem a ser artesãos do encontro e ouvintes atentos» ao que sucede em Portugal, na lusofonia e no mundo inteiro
Lisboa, 11 abr 2022 (Ecclesia) – O Papa Francisco saudou “cordialmente a polifónica fraternidade” que é a Rádio Renascença”, numa mensagem de felicitações à emissora católica portuguesa pelos seus 85 anos de fundação, comemorados este domingo, reconhecido pelo “serviço que os seus variados operadores prestam”.
“Esta vive, por sua natureza, de braço dado com o fascinante ministério da escuta e do anúncio, sabendo que, «na ação pastoral, a obra mais importante é o ‘apostolado do ouvido’»”, lê-se na mensagem enviada hoje à Agência ECCLESIA, onde o Papa cita a sua mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2022.
A Renascença, que comemorou 85 anos este domingo, iniciou as emissões a 10 de abril de 1937, e Francisco “saúda cordialmente a polifónica fraternidade” que é a emissora católica portuguesa, reconhecido pelo serviço que “os seus variados operadores prestam, com alegria e profissionalismo, ao anúncio do Evangelho da unidade e da paz”.
Na mensagem assinada pelo substituto da Secretaria de Estado do Vaticano, D. Edgar Peña Parra, o Papa anima-os a continuarem a ser “artesãos do encontro e ouvintes atentos” ao que acontece em Portugal, na lusofonia e no mundo inteiro.
“O Santo Padre agradece o discipulado missionário de cada um, lembra ao Senhor quantos trabalharam nesse campo da Messe e, pela intercessão da Imaculada Mãe de Deus, invoca a abundância das graças do Céu sobre todos os operadores e colaboradores da Rádio Renascença, respetivas famílias, ouvintes e benfeitores, ao conceder-lhes a deseja Bênção Apostólica”, desenvolve.
No comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Renascença refere que “é uma importante referência da cultura portuguesa” e através das suas emissões muitos portugueses “viveram de forma próxima e ao minuto os momentos mais marcantes da nossa história do último século”.
A rádio sonhada e concretizada por monsenhor Lopes da Cruz é hoje parte do Grupo Renascença Multimédia, do qual também fazem parte a RFM, a MEGA HITS, diversas webrádios, e, recentemente, “a nova plataforma multimédia POPCASTS”, que pretende “ser o maior agregador nacional de podcasts e videocasts”.
As emissões diárias regulares da Renascença iniciaram-se a 1 de janeiro de 1937; a oficialização da estação, enquanto organismo da Acção Católica, aconteceria a 10 de abril de 1938.
O cardeal-patriarca de Lisboa associou-se à celebração do 85.º aniversário da Rádio Renascença, que se celebra hoje, elogiando o “serviço à sociedade” da emissora católica portuguesa.
“São 85 anos de uma rádio que não se chama Renascença por acaso. Naquela altura, em Portugal, havia muita vontade de renascer, até havia revistas com esse título, portanto, havia um sentimento de relançamento do país em que a Igreja quis participar, com esta feliz iniciativa do Monsenhor Lopes da Cruz”, disse, em
A entrevista conjunta à Ecclesia e Renascença, emitida e publicada este domingo, foi com o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, que se associou à celebração do 85.º aniversário da rádio durante 12 anos, também esteve aos microfones da emissora católica, “todos os domingos”, de 2001 e 2012.
CB