D. Fouad Twal agradeceu acolhimento das autoridades civis e eclesiásticas
Lisboa, 14 mai 2014 (Ecclesia) – O presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, atribuiu a Grã-Cruz da Ordem de Mérito ao patriarca latino de Jerusalém, D. Fouad Twal, que regressou hoje a Israel após ter passado por Fátima e Lisboa.
A condecoração foi imposta esta terça-feira pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Luís Campos Ferreira, em representação do presidente, numa cerimónia que decorreu na Nunciatura Apostólica [embaixada da Santa Sé], em Lisboa.
A Ordem de Mérito “destina-se a galardoar atos ou serviços meritórios praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas, que revelem abnegação em favor da coletividade.”
Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o Patriarcado Latino de Jerusalém assinala que a mais alta autoridade católica na Terra Santa “tem vindo a desenvolver uma notável ação a favor da paz, do ecumenismo, da promoção dos direitos do homem e da defesa da dignidade humana, em condições particularmente difíceis e com valorosos sacrifícios pessoais”.
Após a visita a Portugal, onde presidiu à peregrinação internacional de maio no Santuário de Fátima, o patriarca latino disse levar “sentimentos de alegria, de sentido de pertença, de família”.
“Gostaria de vos agradecer pela vossa presença, agradecer às autoridades civis e eclesiásticas pelo seu acolhimento”, declarou D. Fouad Twal, em entrevista.
O responsável vai receber o Papa Francisco na Terra Santa, numa viagem que decorre entre os dias 24 e 26 deste mês, e disse regressar para preparar esta visita “com alegria, esperança, com o entusiasmo de que não está só”, após a sua passagem por Portugal.
OC