Iniciativa internacional foi acolhida pela congregação dehoniana em Lisboa
Lisboa, 20 ago 2014 (Ecclesia) – Portugal recebeu este ano o Encontro Europeu da Juventude Dehoniana, em que mais de 120 jovens de diversos países foram incentivados a ser sinais de paz e reconciliação para o mundo.
Coordenado pela Juventude Dehoniana de Lisboa, o evento de nove dias teve como pano de fundo o “centenário do início da Primeira Guerra Mundial”, que está a ser assinalado este ano, bem como os conflitos que estão a dividir nações um pouco por todo o globo.
Segundo o provincial da congregação dehoniana em Portugal, é fundamental que as novas gerações percebam que podem e devem ser construtores da paz, “nas suas famílias, nos seus ambientes, paróquias, comunidades” e também no contacto com pessoas das mais “diversas proveniências”.
“Hoje há esta dimensão da internacionalidade, do estar com os outros, conhecer outras culturas, e os jovens para isso estão muito abertos”, sustenta o padre Zeferino Policarpo.
O encontro europeu, subordinado ao tema “A paz é contigo”, contou com a participação de jovens oriundos de Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Polónia, Ucrânia, Bielorrússia, Áustria e Croácia.
Destaque ainda para a presença do bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, também ele ligado à família dehoniana, que presidiu à missa de encerramento do evento.
Além de momentos dedicados ao convívio, à reflexão e oração, a iniciativa teve um caráter extremamente itinerante, repartindo-se pelas cidades de Lisboa, Fátima, Coimbra e Porto.
Segundo o padre David Mieiro, coordenador da juventude dehoniana de Lisboa, em cada um desses pontos a organização procurou deixar “marcas importantes” junto dos mais novos, relacionadas com a temática da paz.
Com o recurso a diversas histórias e desafios, a organização espera que o mote principal do encontro fique gravado “na memória, na identidade de cada jovem”.
Normalmente associada às jornadas mundiais da juventude, a reunião europeia da juventude dehoniana, este ano entre 3 e 11 de agosto, foi acompanhada pelos responsáveis da pastoral juvenil e vocacional dehoniana dos diversos países representados.
SN/JCP