Comunicado final do «Fátima Jovem» 2014 destaca questões sociais
Lisboa, 06 mai 2014 (Ecclesia) – O Departamento Nacional de Pastoral Juvenil (DNPJ) convidou os mais jovens a uma intervenção decidida na sociedade e na Igreja, fazendo um balanço positivo da edição 2014 do «Fátima Jovem», que decorreu entre sábado e domingo.
“O DNPJ privilegiou a temática social apelando a mais ação, intervenção e voluntariado por parte dos participantes do Fátima Jovem’14 destacando o programa «Uma só família humana, alimento para todos», da Cáritas Internacional, e com a exibição do documentário «O Meu Bairro»”, refere o comunicado final do encontro nacional, enviado hoje à Agência ECCLESIA.
O Fátima Jovem’14 reuniu mais de 4000 pessoas no Santuário da Cova da Iria e, segundo a organização do evento, “cumpriu o objetivo de ser um momento de troca de experiências e vivências”.
“Formação e debate, oração e reflexão, partilha e animação caraterizaram a peregrinação nacional dos jovens a Fátima, que os alertou e convidou à participação ativa em ações sociais”, assinala a nota final.
O tema da pobreza nas Bem-Aventuranças esteve presente no documentário que revela o trabalho dos religiosos do Instituto Missionário da Consolata (IMC), “que todos os dias respondem aos desafios e problemas sociais e culturais da comunidade do bairro do Zambujal, na Amadora, arredores de Lisboa”.
Das próximas atividades do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil destacam-se as III Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil, com o tema “’Família um projeto’, a 20 e 21 setembro 2014, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, organizado em colaboração com as Obras Missionárias Pontifícias.
OC