Portugal: Jornadas Missionárias vão apresentar «histórias de misericórdia»

Testemunhos vão apresentar homens e mulheres que «procuram ajudar a Igreja a ‘sair’ de si»

Lisboa, 17 set 2016 (Ecclesia) –  As Obras Missionárias Pontifícias (OMP) em Portugal vão promover hoje e este sábado as suas jornadas nacionais com o tema ‘Missão com histórias de misericórdia’, no Centro Paulo VI em Fátima.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o diretor nacional das OMP explica que as jornadas missionárias são uma oportunidade de “escutar, ver e palpar” as histórias de misericórdia de homens e mulheres que “procuram ajudar a Igreja a ‘sair’ de si” e dar resposta, ao “mundo plural e necessitado de muito amor e misericórdia” a partir do Evangelho.

O padre António Lopes assinala que é nos Evangelhos que o missionário “descobre como agir à maneira de Jesus” e sabe que a fé “é um dom que não se pode guardar” nem nos lugares onde “manifestá-la o põe em perigo”, como nos países do Médio Oriente.

Neste contexto, no programa das Jornadas Missionárias 2016 destaca-se a participação da irmã Myri, a monja contemplativa portuguesa que vive no Convento de São Tiago Mutilado, em Qarah, na Síria.

A religiosa natural da Paróquia do Milharado, na Diocese de Lisboa, pertence à Congregação das Monjas da Unidade de Antioquia e vai partilhar a sua experiência a partir das 09h00 deste domingo, no Centro Pastoral Paulo VI.

Ainda no domingo, as jornadas contam com o testemunho de D. José Aguirre, bispo de Bangassou, na República Centro Africana, a partir das 15h00; O missionário Comboniano que é conhecido como “o bispo dos pobres de África" fala duas horas antes do envio e da apresentação das conclusões do encontro.

As Jornadas Missionárias começam hoje com a abertura pelo presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização, D. Manuel Linda, às 10h00.

A partir das 10h15, três missionários relatam a sua experiência no Sudão (África), Japão (Ásia) e na Amazónia (América Latina), respetivamente o padre comboniano José Vieira, o padre Adelino Ascenso, superior geral da Sociedade da Boa Nova, e o antropólogo espanhol Luís Ventura Fernández.

Durante a tarde, o programa das Obras Missionárias Pontifícias propõe seis ‘Tendas da Missão’, ou seja, diferentes workshops que ligam Misericórdia a temas como “desenvolvimento, voluntariado, inclusão, casa comum”, que começam às 15h00.

'Missão com histórias de misericórdia’ é o tema do encontro organizado pela Comissão Episcopal Missões, as Obras Missionárias Pontifícias e a CIRP – Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top