Preparar o jubileu dos 175 anos do nascimento da Beata Maria Clara do Menino Jesus é um dos objetivos

Lisboa, 09 jun 2015 (Ecclesia) – A Casa Geral das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (Confhic), em Linda-a-Pastora. vai acolher esta quarta-feira um encontro internacional integrado no esforço de “revitalização e reorganização” da congregação.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, as religiosas explicam que a iniciativa nasceu no Capítulo Geral de 2013 e terá como tema “Eu sou a Vida. Vem renascer”.

“Dois anos” depois dessa reunião, da qual saiu a necessidade da Confhic atualizar dinâmicas e novas formas de missão, é tempo de apresentar o “trabalho” feito, e debatê-lo num “primeiro tempo de sensibilização congregacional”, refere a mesma nota.

Até dia 18 de junho, “superioras de províncias e delegações” dos vários continentes vão ter ocasião de traçar “as linhas gerais do programa” da congregação para o próximo triénio.

Vão também olhar para a preparação do “jubileu dos 175 anos do nascimento da Beata Maria Clara do Menino Jesus”, marcado para 2018.

No dia 15, “dar-se-á cumprimento à Abertura do triénio de preparação do jubileu”, adiantam as religiosas, que antecipam “um dia de celebração intensa, toda ela à volta da figura da sua Fundadora”.

Este encontro internacional vai contar, entre outros oradores, com a participação do bispo de Lamego, D. António Couto, membro da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização.

Nascida em 1871, a Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição conta atualmente com 1292 irmãs, presentes em 15 países, distribuídas por sete províncias, duas delegações e casas dependentes do Governo Geral, integrando 150 Fraternidades.

JCP

Partilhar:
Share