Iniciativa aborda novo documento do Vaticano, sobre dignidade humana, a partir do tema «Da fragilidade (re)nasce a vida»
Lisboa, 11 mai 2024 (Ecclesia) – A Igreja Católica em Portuga celebra, a partir de domingo, a Semana da Vida 2024, abordando o novo documento do Vaticano, sobre a dignidade humana, a partir do tema ‘Da fragilidade (re)nasce a vida’.
A iniciativa, promovida pelo Departamento Nacional da Pastoral Familiar (DNPF), aponta a “atos para o cuidado dos outros”.
O organismo propõe às dioceses e movimentos que reflitam “acerca de algumas das fragilidades que existem atualmente na nossa sociedade e que se vão cruzando connosco, no nosso quotidiano”.
“Temas atuais como saúde mental, doença, dificuldades económicas das famílias; famílias destruturadas; solidão na velhice, casais em crise e migração e emigração, estão muito prementes na vida de todos nós”, indica o DNPF.
Celebrar a Semana da Vida é permitirmo-nos, juntos, encontrar ou redefinir os pontos cardeais das nossas vivências, das nossas convicções, da nossa missão de cristãos empenhados, resolutos e identificados com Cristo. Um Cristo Ressuscitado e ressuscitador”.
A escolha do tema da Semana da Vida 2024 tem por base a declaração ‘Dignitas Infinita’, sobre a Dignidade Humana, do Dicastério para a Doutrina da Fé.
“A proposta é que os aspetos que esta mensagem invoca estejam presentes como objeto de reflexão ao longo da Semana da Vida 2024”, apela o DNPF.
LFS/OC
Semana da Vida 2024
Abertura da Semana da Vida com a recitação do terço a partir da Diocese de Bragança-Miranda, no dia 12 de maio às 18h00h, aberto à participação de todas as famílias. Lançamento de um “cartaz do dia” em cada um dos dias da semana, com um texto para reflexão dedicado ao tema concreto do dia, uma proposta de dinâmica, meditação do Terço e vídeo também subordinado ao tema. Pagela do Dia com uma pequena oração dedicada ao tema de cada dia. Missa de encerramento a partir da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, catedral de Santarém, no dia 19 de maio às 11h00, presidida por D. José Traquina, Bispo de Santarém, membro da Comissão Episcopal do Laicado e Família. Todos os momentos celebrativos serão transmitidos online no Facebook do DNPF. |