Comissão Episcopal do Laicado e Família destaca importância de aprender, desde cedo, a «cuidar, amar e proteger»

Lisboa, 31 mai 2022 (Ecclesia) – A Comissão Episcopal do Laicado e Família (CELF), da Igreja Católica em Portugal, destaca na sua mensagem para o próximo Dia dos Irmãos (31 de maio) a importância de alargar a fraternidade, dos lares para o mundo.

“Viver e aprender com os irmãos transforma cada um de nós e, cada um de nós, transforma o mundo. Quando aceitarmos de Deus o dom, não só de ter irmãos, mas de amar os irmãos, não mais haverá guerra, nem destruição. Porque todos nos sentiremos chamados a cuidar, amar e proteger-nos uns aos outros”, indica o texto, enviado hoje à Agência ECCLESIA.

A mensagem sublinha a importância de tudo o que se aprende na própria casa, falando do amor que se vive entre irmãos como “um belíssimo testemunho da Verdade”.

O documento tem como título ‘Da fraternidade na família para a fraternidade no mundo’.

“Sabermo-nos todos filhos do mesmo Pai tira-nos as paredes de casa e os genes do sangue, alarga a nossa família a cada pessoa com quem nos cruzamos, e até a todas as outras que não passam – nem passarão – na nossa vida”, pode ler-se.

Dia 31 de Maio é o Dia dos Irmãos. Podemos ignorar e pensar que é só mais um entre tantos dias internacionais, ou podemos aproveitar para lhe dar o sentido que tem. Para agradecer e valorizar aquilo que nos foi dado sem termos pedido e que tanto trouxe à nossa vida: os nossos irmãos”.

A CELF apresenta a experiência de fraternidade como uma “escola”, que ensina “a acolher as qualidades e, principalmente, os defeitos de cada um, corrigindo fraternalmente e acolhendo as correções”.

“É tanto o que aprendemos! A dar, a abdicar, a partilhar, a cuidar, a ser cuidado, a respeitar. Num mundo que se constrói à volta do que ‘eu quero!’, quanto aprendemos com os irmãos a pôr à nossa frente o que querem os outros”, refere a mensagem.

Segundo os responsáveis católicos, ter irmãos ensina a “viver a caridade” e a “viver o amor como um serviço”.

O ‘Dia dos irmãos’ é uma iniciativa da Confederação das Famílias Numerosas e celebra-se no encerramento do mês da família.

OC

Partilhar:
Share