Ministro dos Negócios Estrangeiros elogiou papel da Igreja Católica durante a pandemia
Lisboa, 07 jul 2021 (Ecclesia) – O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal elogiou as “excelentes” relações com a Santa Sé, após um encontro em Lisboa com o seu homólogo do Vaticano.
“As relações bilaterais entre Portugal e a Santa Sé são excecionalmente excelentes”, disse Augusto Santos Silva, em conferência de imprensa, no final de uma reunião de trabalho com o arcebispo D. Paul Richard Gallagher, secretário do Vaticano para as relações com os Estados.
Segundo o Governo português, na reunião de trabalho foram tratados temas das relações bilaterais e da agenda europeia e internacional, como “o balanço da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, a situação na Venezuela, em Moçambique ou na Guiné-Bissau”.
Santos Silva destacou papel da Igreja Católica no combate à pandemia e no apoio às populações desfavorecidas.
“Foi muito importante, para nós, contar com o apoio e a cooperação da Igreja Católica em Portugal, nas medidas restritivas e sanitárias que tivemos de tomar, para combater a pandemia”, declarou.
O ministro dos Negócios Estrangeiros apontou à visita do Papa a Portugal, em 2023, por ocasião da próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude, destacando a convergência com Francisco em temas como as migrações ou a dimensão social da União Europeia (UE).
Já D. Paul Richard Gallagher confirmou as “saudáveis relações entre a Igreja e o Estado em Portugal”, nesta que foi a sua primeira missão fora de Roma desde o início da pandemia.
O arcebispo considerou positiva a articulação solidária no auxílio às vítimas da pandemia, elogiando o facto de esta preocupação pela dimensão social ter marcado a Presidência Portuguesa da UE.
Segundo o responsável da diplomacia da Santa Sé, neste momento “há muitos conflitos e sofrimentos” no mundo, mas há também “oportunidades” para a comunidade internacional, para a UE e outras organizações regionais “ajudarem a melhorar a vida das pessoas”.
D. Paul Gallagher, visitou esta tarde o Santuário de Fátima, onde foi recebido pelo reitor, padre Carlos Cabecinhas, e pelo cardeal D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, com quem se reuniu, participando depois na oração do Rosário, às 18h30, na Capelinha das Aparições.
OC