Portugal: Escutismo Católico celebra primeiro centenário com dois dias de festa em Braga

Regresso ao «berço» do movimento, a 27 e 28 de maio, inclui fórum sobre o futuro do CNE e monumento comemorativo dos 100 anos de fundação

Foto: CNE

Braga, 25 fev 2023 (Ecclesia) – O Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Escutismo Católico Português apresentou hoje em Braga o programa de comemorações do seu primeiro centenário, que vão decorrer a 27 e 28 de maio.

“O CNE resultou da vontade da Igreja que, atenta aos sinais dos tempos, vislumbrou no Escutismo uma pedagogia fecunda para a evangelização. Hoje, estou convencido que o modelo proposto não perdeu atualidade nem vitalidade”, disse, em conferência de imprensa, D. José Cordeiro, arcebispo de Braga.

O responsável assumiu o orgulho que a arquidiocese minhota sente por ser “berço desta presença em Portugal”: o Escutismo católico surgiu em Braga, em 1923, por iniciativa do arcebispo Manuel Vieira de Matos e de mons. Avelino Gonçalves, após o Congresso Eucarístico de Paris.

Para D. José Cordeiro, este primeiro centenário é um tempo de “memória agradecida”, que aponta ao futuro.

“É tempo de projetar o caminho que queremos seguir para o segundo centenário, que agora se inicia”, precisou.

O arcebispo primaz elogiou, neste contexto, o papel dos escuteiros na peregrinação dos símbolos da JMJ, que percorrem a Arquidiocese de Braga até 3 de março, com uma “participação ativa, consciente e contagiante”

A conferência de imprensa contou com a intervenção inaugural do chefe nacional do Corpo Nacional de Escutas, Ivo Faria, para quem estas comemorações implicam um “regresso às origens para pensar o amanhã”.

O responsável adiantou que os dois dias de celebrações, com a presença estimada de 20 mil pessoas, apresentam aos participantes um “conjunto enorme de atividades”, com centenas de oficinas onde vão funcionar “jogos, dinâmicas”.

Foto: CNE

Além destas atividades, no sábado, um Fórum vai reunir cerca de mil escuteiros de todo o país, para discutir “o que poderá ser o CNE no seu segundo centenário”.

O programa inclui o “monumental fogo de conselho” na noite de sábado, após a Eucaristia comemorativa do centenário.

Ivo Faria falou do Escutismo como uma opção motivada pelo “amor”, que supera dificuldades e desafios.

“É esse amor que ajuda a explicar este caminho. O centenário não é uma data, é um caminho que se faz”, apontou.

Para o chefe nacional, este centenário é a celebração de todos os que honram a sua promessa escutista, diariamente.

“Há Escutismo porque há escuteiros”, declarou.

O CNE celebra 100 anos no dia 27 de maio de 2023.

“Junta-te à festa do centenário” foi o convite deixado no vídeo de apresentação da iniciativa, que visa “celebrar a força do escutismo católico” em Portugal, e as vidas “transformadas” nestes 100 anos de “boas ações”.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, marcou presença na conferência de imprensa, assumindo o “privilégio histórico” que a autarquia sente por estar “intimamente associada” à fundação de um “enorme movimento” que se espalhou por todo o território nacional.

“O Escutismo faz muita falta à nossa sociedade”, declarou, saudando o seu trabalho na “formação humana e social” das novas gerações, com valores que ficam para a vida.

Braga vai inaugurar, no contexto deste centenário, um monumento ao Escutismo, como “reconhecimento da cidade ao trabalho dos escuteiros, no país e em todo o mundo”, que será instalado no Jardim dos Chorões.

O escutismo é um movimento mundial, fundado em 1907, em Inglaterra, por Baden Powell, com o intuito de proporcionar aos jovens uma formação global, de modo a serem cidadãos participativos e responsáveis nas suas comunidades.

O Corpo Nacional de Escutas foi fundado a 27 de maio de 1923, e é a maior associação de juventude em Portugal, com mais de 72 mil elementos, distribuídos por cerca de 1030 Agrupamentos em 20 regiões.

OC

ACANAC 2022: Papa envia mensagem aos escuteiros, destacando «força poderosa» do movimento

 

Escutismo: «Paus e cordas» unem-se ao mundo digital para dar vida ao Acampamento Nacional 2022 (c/fotos)

 

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR