Portugal: Dia Mundial da Juventude assinalado com podcast na Semana Santa

Mensagem do Papa Francisco inspira iniciativa do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil 


Lisboa, 03 abr 2020 (Ecclesia) – O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) da Igreja Católica em Portugal e vai  lançar um podcast inspirado na mensagem do Papa para o Dia Mundial da Juventude 2020, que se celebra este domingo.

Ao longo de sete dias, na Semana Santa, vão ser apresentadas catequeses a partir do texto assinado por Francisco, com o tema «Jovem, Eu te digo, levanta-te!» (cf. Lc 7, 14).

“Em tempo de Coronavírus, viver de forma diferente este dia significa unir-se à Cruz de Jesus presente no sofrimento de tantos irmãos nossos e estarmos sempre prontos a sermos portadores de esperança”, refere o DNPJ.

Esta foi a forma encontrada para colmatar o isolamento social e o estado de emergência provocados pela pandemia de Covid-19, que impedem a realização de celebrações comunitárias.

Na sua mensagem para a jornada de 2020, Francisco desafia as novas gerações a ver uma realidade que vai para além do virtual.

“Hoje muitas vezes há ‘conexão’, mas não comunicação. Se o uso dos aparelhos eletrónicos não for equilibrado, pode levar-nos a ficar sempre colados a um ecrã”, escreve.

O Papa lança aos jovens o desafio de “uma viragem cultural”, a partir da mensagem de Jesus.

“Numa cultura que quer os jovens isolados e debruçados sobre mundos virtuais, façamos circular esta palavra de Jesus: ‘Levanta-te’. É um convite a abrir-se para uma realidade que vai muito além do virtual”, pode ler-se.

Francisco sublinha as “paixões” e “sonhos” dos mais novos, que podem ajudar a sociedade e a Igreja, “no campo espiritual, artístico e social”.

A mensagem recorda o Sínodo dos Bispos dedicado aos jovens sobre o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, em 2018, afirmando que através dele a Igreja Católica lançou um processo de reflexão sobre a situação dos jovens no mundo atual.

Rui Teixeira, médico e escuteiro, foi representante da Conferência Internacional Católica do Escutismo na reunião pré-sinodal convocada pelo Papa Francisco, em março de 2018.

“Acho que esta é uma boa maneira de começar”, refere, em entrevista à Agência ECCLESIA, a respeito do podcast do DNPJ.

Para Rui Teixeira, esta é mensagem “muito fácil de ler”, para qualquer jovem.

“É o pontapé de saída para uma série de propostas, três anos de caminhada desde a Jornada do Panamá até Lisboa, em 2022”, a primeira edição internacional das JMJ em Portugal.

O entrevistado sublinha que o Papa é muitas vezes “crítico”, na forma como se dirige às novas gerações, desafiando-as à mudança e a “despertar da superficialidade”.

“É uma provocação para mudar alguns paradigmas, de deixarem de viver atrás do virtual, nesta cultura digital em que se vive hoje”, precisa.

Rui Teixeira acredita que o dinamismo rumo a JMJ 2022 “não vai arrefecer”, apesar do isolamento social.

HM/OC

Partilhar:
Scroll to Top