As dioceses católicas portuguesas estão a viver um ano missionário especial até outubro de 2019

Lisboa, 19 out 2018 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) publicou o opúsculo ‘Ano Missionário – Documentos’, que vai estar disponível a partir deste domingo, 21 de outubro, Dia Mundial das Missões 2018.

Na informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, o secretariado da CEP informa que o pequeno livro publicado no âmbito do Ano Missionário especial, convocado pelos bispos portugueses, contém sete documentos.

A nova publicação apresenta a mensagem do presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização para o Ano Missionário, que está a ser vivido pelas dioceses católicas até outubro 2019, D. Manuel Linda.

‘Ano Missionário – Documentos’ tem três documentos do Papa Francisco: A carta onde declara a celebração do Mês Missionário Extraordinário para toda a Igreja, em outubro de 2019, e as mensagens escritas para o Dia Mundial das Missões deste ano e o de 2015, no contexto dos 50 anos do Decreto ‘Ad Gentes’, do Concílio Vaticano II.

Os leitores têm também acesso a duas notas pastorais da CEP: ‘Todos, Tudo e Sempre em Missão’, para o atual Ano Missionário e ‘Promover a renovação da Pastoral da Igreja em Portugal’, de 2013.

A publicação que vai estar disponível a partir do Dia Mundial das Missões 2018, este domingo, 21 de outubro, recupera a carta pastoral dos bispos portugueses ‘Rosto Missionário da Igreja em Portugal’, que é de 2010 e estava esgotada.

A Carta Apostólica ‘Maximum Illud’, do Papa Bento XV, publicada em 1919, depois da Primeira Grande Guerra Mundial, também faz parte da lista de documentos selecionados.

“Bento XV quis dar novo impulso à responsabilidade missionária de anunciar o Evangelho”, destaca o Papa Francisco numa carta pelo centenário desse documento que vão ser assinalados no próximo ano.

“Em união com o Santo Padre, queremos celebrar esse centenário apelando a um maior vigor missionário em todas as dioceses, paróquias, comunidades e grupos eclesiais, desde os adultos aos jovens e crianças”, refere a CEP na nota pastoral ‘Todos, Tudo e Sempre em Missão’.

A Conferência Episcopal Portuguesa informa que a venda ao público é de 2,00€ (dois euros) por exemplar, com desconto de 30% para as livrarias.

CB

Partilhar:
Share