Um painel internacional e oito ateliers analisam o tema «Nada nos é indiferente entre a terra e o céu»
Lisboa, 31 mar 2016 (Ecclesia) – A Conferência Nacional de Apostolado dos Leigos divulgou o programa do 3º Encontro Nacional de Leigos, que vai decorrer em Évora, a 7 de maio, sobre o tema “Nada nos é indiferente entre a Terra e o Céu”.
A apresentação do tema no painel internacional, o primeiro do encontro, conta com a presença do antropólogo espanhol Luis Ventura Fernández, da antiga ministra das Migrações no Governo Provisório do Iraque, em 2004, Pascale Warda e do CEO da Grassroots Films Joseph Campo.
Luis Ventura Fernández vai apresentar o tema “Ouvir o clamor da Terra e o clamor dos Povos: um olhar a partir da Amazónia”, partilhando a sua experiência de nove anos de voluntariado missionário na Amazónia, onde esteve com a sua família a trabalhar com os Missionários da Consolata, na Diocese de Roraima, no Brasil.
“Proteger os nossos irmãos perseguidos: um testemunho na guerra e no genocídio do Iraque” é o tema para a comunicação de Pascale Warda, iraquiana que preside à ONGD-Organização Hammurabi de Direitos Humanos.
Proveniente de uma família assírio-caldeia que foi vítima do genocídio de 1988, Pascale Warda, da Igreja Católica Caldeia, reside em Bagdad e, após ter estudado filosofia e teologia em França, dinamiza e dirige organizações de defesa dos direitos humanos, nomeadamente dos direitos das mulheres.
O tema “Encontrar sentido para a vida e libertar da pobreza: uma experiência na cidade de Nova Iorque”, vai ser apresentado por Joseph Campo, produtor executivo dos documentários "Deus nas Ruas da Cidade de Nova York", "Pescadores de Homens" e "The Human Experience".
O painel internacional é moderado por António Pinto Leite, advogado, decorre na igreja de São Francisco, em Évora, após a sessão de abertura, às 9h30, até às 12h30.
De tarde, o 3º Encontro Nacional de Leigos (ENL) propõe aos participantes a participação em 2 dos oito ateliers que fazem parte do programa, onde serão analisados os temas “Cuidar da Terra – desenvolver uma Ecologia Integral” e “Procurar o Céu – cultivar Oásis de Misericórdia”
Entre as 14h00 e as 15h30, o primeiro conjunto de quatro ateliers debate os temas “Ecologia Humana”, “Ecologia Familiar”, “Ecologia ambiental, económica e social” e “Ecologia cultural”; depois, entre as 16h00 e as 18h00, os outros quatro ateliers são sobre “Contemplação do Mistério”, “Peregrinação do Ser Humano”, “Reconciliação e perdão”, e “Acolhimento nas periferias”.
A sessão de encerramento deste evento anual promovido pela Conferência Nacional de Apostolado dos Leigos (CNAL) vai decorrer às 18h00, a que se segue a celebração de uma Eucaristia.
As inscrições para o 3º Encontro Nacional de Leigos são feitas na página da Conferência Nacional de Apostolado dos Leigos.
PR