Edição especial da Agência ECCLESIA e secretariados diocesanos percorre festas e romarias em todo o país

Foto: Junta de Freguesia de Monte Gordo

Lisboa, 31 jul 2022 (Ecclesia) – A Agência ECCLESIA e vários secretariados diocesanos de Portugal lançam em agosto uma edição especial que percorre festas e romarias de todo o país, com a proposta de “celebrar a Fé com as comunidades que se visita” em tempo de férias.

“De norte a sul do território, poderemos conhecer o que acontece, que festas e romarias existem e que possibilidades nos são oferecidas, para podermos celebrar nossa Fé com as comunidades que visitamos. E celebrar a Fé, em unidade, é, precisamente, preencher os espaços vitais da alma e do coração, levando, dentro de nós, a força maior para ultrapassar as dificuldades”, escreve o diretor da Obra Nacional da Pastoral de Turismo, na nota de apresentação. 

O padre Miguel Neto salienta que “fazer turismo e aproveitar as férias” é realizar atividades que se gosta e que permitem “desconectar com o quotidiano”. 

“Todavia, para que isso suceda, teremos de lhes pôr uma carga de positividade, de relação com os demais, que nos facilite uma reorganização mental e, sobretudo, de coração, facilitadora da criação dessas tais reservas que nos serão indispensáveis no regresso à normalidade das nossas vidas”, refere.

Neste olhar pelo tempo de descanso, após dois anos de limitações devido à pandemia, o sacerdote algarvio sugere que, “durante o tempo de descanso” não sejam descuidadas as “atividades religiosas, aprofundando a relação com Deus”.

Esta edição especial para o mês de agosto, ‘Celebrar a Fé’, sugere “festas e romarias”, “importantes demonstrações da religiosidade tradicional”, da serra ao mar, de tradições antigas aos arraiais, de procissões marítimas à bênção do gado. 

Já o programa de rádio ECCLESIA de sábado, na Antena 1, vai destacar até 3 de setembro o papel das Bandas Filarmónicas, que marcam presença em muitas das festas e romarias por todo o país. 

SN/OC

[REVISTA PDF]

Partilhar:
Share