Portugal: Cáritas realiza semana de formação nacional na Diocese de Setúbal

Lisboa, 17 set 2024 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa vai reunir a sua rede para a 6.ª Semana de Formação, com conferências e workshops, partilha de experiências e visitas culturais, entre hoje e sexta-feira, de 17 a 20 de setembro, na Diocese de Setúbal.

“Esta Semana de Formação é parte integrante do Plano Estratégico da Cáritas em Portugal e foi pensada para dar resposta às necessidades que se sentem quer ao nível do conhecimento geral sobre a Cáritas (o que somos, qual a nossa identidade e missão) nacional, mas também na sua dimensão europeia e internacional”, assinala a presidente da Cáritas Portuguesa, numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

A instituição da Igreja Católica em Portugal explica que, numa mesma semana, acontecem “diferentes momentos de formação, onde se procura partilhar a riqueza e a capacidade de intervenção que a Cáritas têm na sua atividade para consolidar a capacidade de sermos mobilizadores e, verdadeiramente, transformadores da sociedade”, no seu sítio online.

Na sua VI ‘Semana de Formação Cáritas’, a Cáritas Portuguesa vai reunir a rede nacional, “os diferentes níveis de intervenção – nacional, diocesano e paroquial”, num programa que prevê momentos celebrativos e de convívio, duas conferências e seis workshops, e visitas cultuais, de 17 a 20 de setembro, na Casa de Santa Rafaela Maria, a ‘casa de oração’ das Escravas do Sagrado Coração de Jesus, em Palmela, e em diversos outros locais na Diocese de Setúbal.

“Quanto mais conhecermos a nossa organização, mais seremos capazes de a Amar e de melhor Servirmos”, salienta Rita Valadas, presidente da Cáritas Portuguesa.

Segundo o programa, a 6.ª Semana de Formação Cáritas começa esta terça-feira, dia 17 de setembro, com a sessão de abertura, às 14h30, no Salão Nossa Senhora da Paz, em Setúbal, seguindo-se uma visitas às valências da Cáritas Diocesana de Setúbal, e a “partilha de práticas e projetos”.

‘Cuidar de Todos’, é o tema da conferência de abertura, neste primeiro dia de formação, que vai ser apresentada pelo bispo da Diocese de Setúbal, o cardeal D. Américo Aguiar, a partir das 21h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal sadina.

No dia 18 de setembro, os participantes têm três workshops – ‘Cáritas Identidade e Missão’, com Juan Ambrósio e Elicidio Bilé; ‘Gestão de conflitos’, pela ‘Escola das emoções’ (Leiria); ‘Comunicação Interna: fluxos e ferramentas’, com a equipa da Cáritas Portuguesa – e a visita à Serra Arrábida e ao Castelo de Palmela, a partir das 17h00.

O terceiro dia da Semana de Formação Cáritas 2024, a 19 de setembro, é marcado também pela formação, com mais três workshops – ‘Liderança Servidora’, com Joana Morais e Castro; ‘Motivação extra para equipas de ação direta’, com a ‘Escola das Emoções’, e ‘Aspetos fiscais para a sustentabilidade nas Organizações Sociais’, pela Fundação Vasco Vieira de Almeida (Lisboa) – e, às 17h00, a visita guiada ao Convento de Jesus e ao museu.

A Cáritas Portuguesa explica que em cada dia os workshops de formação decorrem em paralelo, por isso, cada participante deve “selecionar aqueles que pretende frequentar, segundo os seus interesses e/ou funções”.

A 6.ª Semana de Formação nacional da Cáritas termina, no dia 20 de setembro, com uma conferência dedicada ao tema da habitação – ‘Intervenção em parceria dos municípios e da Cáritas – perspetivas e desafios’, que vai ser apresentada por Carlos Rabaçal, vereador da Câmara de Setúbal.

No dia 15 de maio, a Cáritas Portuguesa promoveu o colóquio ‘Habitação Social na UE e em Portugal: Situação Atual e Desafios Futuros’, onde apresentou um estudo que alertava para o aumento “dramático” do número de pessoas em situação de sem-abrigo, a diminuição no total de jovens proprietários, e considerava que a adaptação de seminários e edifícios devolutos a preços acessíveis pode ser uma das soluções para o problema da crise habitacional.

Segundo o programa desta Semana de Formação 2024 da Cáritas, segue-se a avaliação desta semana de formação (11h30), a sessão de encerramento (12h00) e a Missa, na Casa de Santa Rafaela Maria.

A missão das 20 Cáritas Diocesanas é desenvolvida por mais de 1.500 colaboradores, com o envolvimento de milhares de voluntários, e nesta semana esperam a participação de cerca de 200 pessoas no total dos dias.

CB

Notícia atualizada às 14h16

Partilhar:
Scroll to Top