Foto Lusa

Lisboa, 21 ago 2019 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa destacou hoje o legado e o contributo de Alexandre Soares dos Santos, falecido no dia 16 de agosto aos 83 anos de idade, para as obras sociais e de caridade.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o organismo católico realça a intenção de “tornar público o seu pesar pelo falecimento do senhor Alexandre Soares dos Santos” e ao mesmo tempo “manifestar o seu reconhecimento por todas as atenções e doações que recebeu ao longo dos últimos anos”, por intermédio do antigo presidente do Grupo Jerónimo Martins.

A Cáritas enaltece de modo particular os contributos concedidos “no tempo da crise socioeconómica, que tanto afligiu inúmeros portugueses e portuguesas”.

“Realçamos, ainda, a obra que realizou a favor da criação de emprego e do desenvolvimento económico-social do país, bem como pelas responsabilidades que assumiu no domínio sociocultural”, pode ler-se.

O comunicado é assinado por Eugénio José da Cruz Fonseca, presidente da direção da Cáritas Portuguesa.

Recorde-se que também a ACEGE, Associação Cristã de Empresários e Gestores, já tinha reagido ao falecimento de Alexandre Soares dos Santos, expressando a sua homenagem a uma figura que se destacou pelo “bem que fez na liderança empresarial, e na promoção de uma sociedade civil informada, com valores e independente do Estado”.

O mesmo organismo destacava ainda o contributo do falecido empresário na “refundação da ACEGE” e para a definição do seu “papel no ecossistema empresarial português”.

Em 2014, o Instituto de Estudos Políticos (IEP), da Universidade Católica Portuguesa, atribuiu o Prémio Fé e Liberdade a Alexandre Soares dos Santos.

JCP/OC

Partilhar:
Share