Portugal: Associações destacam importância de celebrar Ano da Imprensa Regional

Organizações vão promover iniciativas com os editores locais e apelam à reflexão, cooperação e parceiras

Lisboa, 10 mar 2021 (Ecclesia) – A Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC) e a Associação Portuguesa de Imprensa (APImprensa) afirmam que “é importante e urgente assinalar o ‘Ano da Imprensa Regional’”, ao longo de 2021, apesar da pandemia.

“O ano em curso constitui um calendário de oportunidades para refletir e pôr em marcha medidas que reforcem o papel da imprensa regional, a sua independência de todos os poderes, a sua importância no combate à pandemia das notícias falsas”, explicam as associações, num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

Os presidentes da AIC e da APImprensa destacam uma informação que convoca “os melhores princípios éticos”, a independência, o rigor, a inclusão, a pluralidade, a liberdade, o respeito pela privacidade, o respeito pelos leitores, a defesa dos direitos humanos e o escrutínio de todos os poderes.

“Sem uma imprensa regional forte, a democracia será fraca e estará ameaçada. A imprensa regional é um bem coletivo, ao serviço de cada indivíduo, mas também de todas as comunidades onde se insere e, no fim de contas, do país”, referem.

Paulo Ribeiro, da AIC, e João Palmeiro, da APImprensa, realçam que o papel de proximidade da imprensa regional é “insubstituível e fundamental”, um pilar importante e constituinte da própria democracia que “deve reforçar e ampliar diariamente o espaço de cidadania”.

A Associação de Imprensa de Inspiração Cristã e a Associação Portuguesa de Imprensa sublinham que a pandemia Covid-19 “ainda não permitiu” assinalar o ‘Ano da Imprensa Regional’, com o tema ‘Todos precisamos da Imprensa Regional’.

Em parceria com os editores locais, as organizações vão promover iniciativas, “numa perspetiva duradoura”, que garanta a “sustentabilidade e desenvolvimento” dos jornais locais e regionais, em suporte papel e digital.

As duas associações de imprensa também fazem diversos apelos, como encorajar as autarquias e associações de municípios a “estabelecer planos permanentes de investimento” neste setor”.

A AIC e a APImprensa também “exortam” as universidades, politécnicos, centros de saber, entidades públicas e organismos ligados a este setor a “debater a realidade que emerge de forma crescente nas comunidades locais”, na qual é esquecido o “papel dos órgãos de comunicação social e a mediação dos jornalistas”.

“A pandemia e o aproximar das eleições autárquicas têm potencializado este fenómeno recente, que rapidamente se poderá transformar numa ameaça à democracia, transformando informação em propaganda, condicionando fortemente o papel legítimo dos órgãos de comunicação social”, alerta a Associação de Imprensa de Inspiração Cristã e a Associação Portuguesa de Imprensa.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top