Secretariado Nacional de Liturgia anunciou novidades editoriais no âmbito do encontro

Fátima, 25 j ul 2022 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL) promove, a partir desta segunda-feira, o 46º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica, que quer colocar os jovens no centro das celebrações, “rumo à JMJ Lisboa 2023”, e divulga também novidades editoriais.

“A pastoral litúrgica associa-se à Igreja, em Portugal, nos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude 2023 a realizar em Lisboa e dedica este encontro à temática «Celebrar com os jovens – Rumo à JMJ Lisboa 2023»”, apresenta um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O programa do 46.º encontro, que se realiza entre hoje e 28 de julho, apresenta conferências que propõem reflexão em torno da participação dos jovens na liturgia, a dimensão comunitária da liturgia, também a «Liturgia na pastoral juvenil vocacional», «Os jovens e a música para a liturgia» e ainda «Cuidar da linguagem simbólica das celebrações litúrgicas em perspetiva ecológica».

“O Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica é uma proposta de estudo e de práticas litúrgicas que vão abrindo caminhos novos na renovação conciliar da liturgia”, apresenta o comunicado que deseja estender a participação a todos quantos possam estar interessados na formação e na pastoral litúrgica, “sobretudo os que exercem ministérios litúrgicos”.

O Secretariado Nacional de Liturgia, que organiza o Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica 2022 após dois anos de interrupção devido à pandemia Covid-19, divulgou também várias novidades editoriais, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Neste contexto, o secretariado da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade da Igreja Católica em Portugal, destaca a publicação em português da Carta Apostólica do Papa Francisco ‘Desiderio desideravi’, sobre a formação litúrgica, e o livro ‘O lugar da água e da luz – Estudo teológico e pastoral do Batistério’, do padre Luís Lencastre, chefe do gabinete episcopal do bispo do Porto.

“O objetivo desta reflexão é valorizar o lugar do Batismo, como um espaço essencial para a celebração deste sacramento e para a vivência da fé, onde todos os elementos devem ser expressão do mistério que ali se celebra”, informa o SNL sobre a nova obra da coleção ‘Hodie’.

LS/LFS/CB

 

Portugal: «Celebrar com os jovens rumo à JMJ Lisboa 2023» é o tema do 46º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica (c/vídeo)

Partilhar:
Share