Tema escolhido quer envolver jovens na preparação para a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa

Lisboa, 03 mai 2022 (Ecclesia) – A Igreja Católica em Portugal vai promover este domingo o Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem, com o tema ‘Levanta-te’, reunindo participantes de 13 dioceses, pelas 15h00, no Colégio de Calvão (Aveiro).

“Qualquer festival tem um tema e corremos um pouco deste tema geral ‘levanta-te’, pegar na temática da preparação para a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa”, explicou o diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) de Portugal em declarações à Agência ECCLESIA.

Segundo o padre Filipe Diniz, o “grande desafio” é que os jovens sintam que “é importante” levantarem-se, “dar o melhor que têm, e a música tem muito deste grande desafio” de levantar, através da sua criatividade, na música, na letra, na interpretação.

O DNPJ informa que vão participação no XIII Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem os representantes que venceram as edições diocesanas do Algarve, Aveiro, Bragança-Miranda, Coimbra, Évora, Lamego, Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo e Vila Real.

“Estas 13 dioceses representam todo o país, porque algumas dioceses não tiveram essa possibilidade, mas é todo o país que vai estar neste festival nacional”, destaca o padre Filipe Diniz.

O Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem realiza-se habitualmente de dois em dois anos, mas a última edição foi em 2019, em Fátima, sendo suspenso em 2021, devido à pandemia.

“Graças a Deus este regresso é bom, três anos depois, voltarmos a este grande momento de vivermos este festival nacional. Esta oportunidade de estarmos juntos e cada diocese na sua variedade, na sua criatividade, na música, na interpretação, e na letra, dar o melhor que tem para mostrar a nível nacional”, desenvolveu o entrevistado.

A 13ª edição do Festival Jovem da Canção Mensagem está a ser organizada pelo DNPJ, com a colaboração da Diocese de Aveiro, e vai realizar-se no Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação, de Calvão (Vagos).

A organização do festival católico não quer que o encontro se limite a ser o “momento da apresentação” da canção e prepararam um encontro de dois dias para os grupos de jovens que vão participar, que vão chegar ao Colégio de Calvão, no próximo sábado.

“Vamos ter workshops durante o sábado à tarde e no domingo de manhã. Ter também os ensaios. No sábado à noite ter um momento de oração, e no domingo a Eucaristia, na igreja de Calvão e, nessa perspetiva, termos um momento de encontro, de partilha, de vivência. Que não seja só um momento em que vão apresentar um espetáculo e depois vão ficar com os prémios, mas seja mais do que isso”, desenvolveu o diretor do DNPJ.

O padre Filipe Diniz concluiu assegurando que esta é uma iniciativa para “dar continuidade”, é um projeto “importante para as dioceses”, por isso “é importante dar continuidade nos próximos anos”.

O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil informa que a bilheteira vai abrir pelas 14h00, no domingo, o bilhete para o festival tem um valor de 4.00 euros, e quem quiser pode fazer a reserva online até sexta-feira (6 de maio).

A canção ‘Gerou-se em Mim’, do Grupo de Jovens ‘Ad Saltum’ da Diocese de Vila Real, venceu a última edição do Festival Nacional da Canção Mensagem, realizado a 4 de maio de 2019, durante o ‘Fátima Jovem’; Participaram 14 dioceses no 12º festival jovem.

CB/OC

Partilhar:
Share