Porto, 10 ago 2015 (Ecclesia) – A Associação VIN POR TI é um projeto de voluntariado internacional, da Paróquia da Nossa Senhora da Boavista, no Porto, com a Diocese de Baucau, em Timor Leste, que criou por exemplo uma “biblioteca, uma sala de informática”.
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o pároco da igreja de Nossa Senhora da Boavista, revela que neste momento estão dez membros desta comunidade na Diocese de Baucau onde contam com a ajuda de dezanove elementos do Colégio do Rosário, também no Porto.
O padre Feliciano Garcês conta a motivação e apoio de todos quantos têm caminhado com a Associação VIN POR TI, que permitiu desenvolver várias iniciativas, como: “Criar uma biblioteca; uma sala de informática; apoiar várias casas de irmãs e ajudar uma escola".
Este projeto de voluntariado internacional que “nasceu como uma resposta à fé em Deus e ao espírito missionário” também proporcionou “formações pastorais” e deram apoio a uma carpintaria local, em “tantas aprendizagens e tantos sorrisos”.
“A única coisa que tanta ajuda não permitiu foi o sentimento de ‘objetivo cumprido’”, observa o sacerdote sobre o sentimento no regresso de Timor-Leste, no verão de 2014.
Com “determinação e confiança”, a palavra de ordem é “continuar, pois este é um caminho certo”, adianta o pároco da igreja de Nossa Senhora da Boavista.
Para acompanhar o trabalho de voluntariado diário desenvolvido em Timor-Leste foi criada uma página na internet em: http://vinporti.wix.com/vin-por-ti.
CB