Dia Diocesano das Famílias decorreu em Matosinhos e mais de mil casais comemoraram o jubileu matrimonial
Porto, 12 jun 2017 (Ecclesia) – O bispo do Porto presidiu este domingo ao Dia Diocesano da Família, onde estavam 1288 casais para celebrar o jubileu matrimonial, três dos quais pertenciam à mesma família, comemorando 75, 50 e 25 anos de casamento.
Natural de Espinho, o casal com mais anos de matrimónio celebrou o jubileu dos 75 anos de casamento, o seu filho mais velho 50 anos e o seu primeiro neto 25.
“A vossa presença tão numerosa e o vosso testemunho tão feliz dizem-nos a centralidade essencial da família na sociedade e na Igreja”, disse D. António Francisco na homilia da Missa, enviada hoje à Agência ECCLESIA.
Para o bispo do Porto, a família “é berço de vida e é escola de comunhão” e educa para viver “em comunidade” e para construir “comunhão”.
“Só a família é capaz de nos preparar para vencer o individualismo que asfixia e mata, cultiva ódios, envenena as relações saudáveis e corrompe os sonhos de uma humanidade feliz”, sublinhou.
“A família é horizonte de futuro que diariamente abre caminho ao amanhã, continuado e perpetuado nos vossos filhos ou naqueles a quem os casais sem filhos se dão por inteiro numa entrega sem limites e numa generosidade sem fronteiras”, acrescentou o bispo do Porto, que apresentou aos casais presentes as ideias fundamentais da exortação apostólica do Papa Francisco “A Alegria do Amor”, sobre a família.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar do Porto refere que o 16º Dia Diocesano das Famílias decorreu no último domingo, dia da Santíssima Trindade, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, sob o lema “Matrimónio, um caminho de alegria”.
No fim da Missa, os casais que celebram 10, 25, 50 e 75 anos de matrimónio receberam os “respetivos diplomas de participação que foram distribuídos pelo bispo diocesano, pelos seus auxiliares e alguns sacerdotes destacados para esta tarefa”, refere o Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar.
O assistente espiritual do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, padre Emanuel Brandão, comunicou no fim do encontro que o Dia Diocesano da Família de 2018 será no último domingo de maio, dia 27, no Pavilhão Multiusos de Gondomar.
PR