Festa litúrgica é assinalada este sábado com presença do bispo diocesano

Foto: Agência ECCLESIA/HM

Vila Nova de Gaia, 23 jun 2022 (Ecclesia) – O padre Vítor Ramos, reitor do santuário diocesano do Monte da Virgem Imaculada, na diocese do Porto, disse à Agência ECCLESIA que o espaço, em tempo de verão, é destino para «desfrutar da vista» e «procura de paz».

“O monte da Virgem, além da dimensão religiosa como santuário, é muito procurado para visitar e passear, por causa da vista e do agradável parque de merendas e, no verão, principalmente ao fim de semana é destino de muitos passeios para desfrutar da vista e encontrar um pouco da paz que se respira neste espaço”, contou à Agência ECCLESIA.

O sacerdote, que assumiu o cargo de reitor em 2020, “em plena pandemia”, reforça que se pode usufruir de uma “vista fantástica sobre o grande Porto e concelhos limítrofes” e destaca “um aumento da assembleia ao domingo”.

“Os santuários são, por natureza, lugares de acolhimento, de quem procura, não havendo uma comunidade tão fixa como na vida das paróquias é muito gratificante, seja no sacramento da reconciliação ou numa conversa, ou aqueles que confiam no santuário para rezarmos pelas suas intenções ou família”.

O local alberga os “estúdios da RTP Porto e a antena identifica muito o monte” mas o responsável indica que o “santuário situa-se no cimo do monte, já perto do hospital de Gaia”.

Como nota histórica o padre Vítor Ramos recordou a bênção da primeira pedra do santuário em 25 de junho de 1905.

“Em 1904 todo o país e a Igreja em Portugal vivia com entusiasmo a definição do dogma da Imaculada Conceição e, nessa onda de fervor um homem fez promessa e escreveu num rochedo as inicias “MI-Maria Imaculada” e foram à diocese e ao seu bispo, D. António Barroso, que aprovou a construção do santuário, presidiu à bênção da primeira pedra e à primeira peregrinação a 25 junho de 1905”, indicou.

O santuário está em festa este sábado, 25 de junho, com missa da Festa Litúrgica de Nossa Senhora do Monte da Virgem, às 11h00, presidida pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda. 

De forma regular o santuário diocesano tem celebrações diárias de terça a sexta-feira, às 11h00, aos sábados, às 17h, e aos domingos, às 11h e às 17h00.

A entrevista ao reitor do Santuário do Monte da Virgem Imaculada, na diocese do Porto, integra o programa de rádio ECCLESIA deste sábado, 25 de junho, pelas 06h00 na Antena 1 da rádio pública, ficando depois disponível online.

SN

Porto: Bispo preside à Festa Litúrgica de Nossa Senhora do Monte da Virgem

 

Partilhar:
Share