Porto: Novo bispo vai ser «muito bem recebido», diz diretor da Faculdade de Teologia

Porto, 21 fev 2014 (Ecclesia) – O diretor-adjunto do núcleo do Porto da Faculdade de Teologia disse hoje que a diocese vai receber o novo bispo, D. António Francisco dos Santos, “muito bem”.

“Vamos recebê-lo como um sinal, uma dádiva, alguém que faz a ligação à Igreja Universal e quem vem certamente cheio de boa vontade para capacitar e potencializar as capacidades desta grande diocese que lhe compete governar agora”, declarou o padre Jorge Teixeira da Cunha à Agência ECCLESIA.

O docente da Universidade Católica Portuguesa (UCP) do Porto considera a nomeação de D. António Francisco dos Santos como bispo do Porto “uma surpresa” e motivo de grande alegria para todos os diocesanos.

Para o responsável, esta é uma decisão “muito importante” do Papa Francisco, porque os diocesanos “estavam à espera há muito tempo que a situação provisória de ter um administrador apostólico tivesse um desfecho”.

“Para nós é muito bom que finalmente tenhamos um bispo, a nomeação pecou pela demora, tivemos aqui até algumas dúvidas e até alguma apreensão sobre qual seria o motivo da demora desta nomeação que era tão significativa e esperada no Porto”, concluiu.

D. António Francisco dos Santos foi ordenado bispo em março de 2005, na Sé de Lamego, diocese da qual é natural, depois de João Paulo II o ter nomeado como auxiliar de Braga em dezembro de 2004; em 2006 foi nomeado bispo de Aveiro por Bento XVI.

A sua nomeação como bispo do Porto, pelo Papa Francisco, foi publicada esta manhã na sala de imprensa da Santa Sé.

MD/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top