D. Manuel Clemente agradece a D. Pio Alves por ter aceite um «exigente encargo eclesial»
Porto, 18 Fev (Ecclesia) – D. Manuel Clemente, bispo do Porto, afirmou que D. Pio Alves, hoje nomeado bispo auxiliar da diocese, será um “valioso contributo” para a “nova evangelização” em curso nas comunidades católicas da região.
“O profundo conhecimento que tem das primeiras evangelizações do nosso território será um valioso contributo para a «nova evangelização» que agora empreendemos”, afirma D. Manuel Clemente na saudação hoje tornada pública.
D. Pio Gonçalo Alves de Sousa investigou, ao longo do seu percurso académico, a vida da Igreja nos primeiros séculos e, na obra Patrologia Galaico-Lusitana, que publicou em 2001, estuda os autores da literatura cristã antiga (do período patrístico, que corresponde aos primeiros 7 séculos do cristianismo no Ocidente) relacionados com cidades que hoje se situam em Portugal.
O bispo do Porto valoriza a “generosidade” e sublinha a exigência do encargo agora assumido por D. Pio Alves, sacerdote da diocese de Braga que Bento XVI nomeou bispo.
“Reconheço especialmente a generosidade e fé com que aceitou este exigente encargo eclesial”, refere D. Manuel Clemente na saudação ao novo Bispo.
Agradecido ao Papa Bento XVI por ter nomeado um bispo auxiliar para a diocese do Porto, D. Manuel Clemente reconhece o contributo que chega da diocese vizinha de Braga
“Agradeço também à Arquidiocese de Braga e ao Senhor D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz, o contributo que dão à Diocese do Porto na pessoa do novo Bispo Auxiliar”, refere o bispo do Porto.
Na sua mensagem, D. Manuel Clemente informa que a ordenação episcopal de D. Pio de Sousa ocorrerá a 10 de Abril, às 16 horas, no Santuário do Sameiro e pede a todos os diocesanos do Porto para acompanhar o novo bispo pela “presença e oração”.
Em Lisboa, D. José Policarpo quis “saudar” o novo bispo, seu antigo vice-reitor na Universidade Católica Portuguesa, felicitando também D. Manuel Clemente e a diocese do Porto por este novo colaborador.
Pio Gonçalo Alves de Sousa é natural de Lanheses, em Viana do Castelo, onde nasceu a 20 de Abril de 1945.
Ordenado sacerdote em 1968, após o ter frequentado o Seminário de Braga, doutorou-se em Teologia Patrística, na Universidade de Navarra, onde permaneceu como docente até 1983.
Regressado a Braga, permanece no mundo académico, primeiro no Instituto Superior de Teologia e, a partir de 1987, na Universidade Católica Portuguesa, onde foi director adjunto da Faculdade de Teologia, em Braga, e vice-reitor.
A 18 de Fevereiro de 2011, Bento XVI nomeou-o bispo auxiliar do Porto, com o título de Acque Flavie.
PR