Porto: Festas e Romarias

Trofa – 16 de agosto 2022
Festa em Honra de Nossa Senhora das Dores

Considerada uma das maiores romarias do Norte de Portugal, a festa em honra de Nossa Senhora das Dores realiza-se, anualmente, no mês de agosto (terceiro domingo). A tradicional e secular procissão, única pela grandiosidade dos seus andores, faz deslocar a Trofa milhares de visitantes. Conta ainda com vários dias de festividades e com uma feira de sementes, precedidos de uma semana cultural. A festa tem já perto de 250 anos de história e é organizada anualmente por uma comissão de pessoas voluntárias, pertencentes às várias aldeias que integram a freguesia de São Martinho de Bougado.

(Turismo do Porto e Norte de Portugal)

 

Vila Nova de Gaia – 14 de agosto 2022
Peregrinação ao Santuário do Monte da Virgem Imaculada

A Confraria do Monte da Virgem Imaculada e a Reitoria do Santuário promovem a Grande Peregrinação ao Monte da Virgem, no 2º domingo de agosto. Esta peregrinação foi ao longo de décadas a grande manifestação mariana da cidade e das paróquias do Grande Porto. Segundo informa a reitoria do Santuário esta “Grande Peregrinação ao Monte da Virgem quer continuar a ser sinal duma Igreja peregrina, que quer aprender do belo modelo da Virgem Maria, a ser uma Igreja sinodal, como nos desafia o Santo Padre”.

(Voz Portucalense, jornal da diocese do Porto)

 

Marco de Canaveses – 8 de setembro 2022
Festa de Nossa Senhora do Castelinho

A Peregrinação à Nossa Senhora da Natividade do Castelinho é um dos principais eventos religiosos do Marco de Canaveses. Todos os anos, milhares de pessoas marcam presença na festa e nas suas procissões. A Procissão de Velas, no dia 7, abre a romaria da Senhora e leva a imagem do santuário à Igreja Paroquial de Avessadas. No dia 8, com a presença das Cruzes Passionais e de um número significativo de paróquias marcoenses, a procissão matinal leva a imagem de regresso ao Santuário do Castelinho. Mais tarde realiza-se a Procissão das Promessas à Nossa Senhora, em volta do Penedo do Clamor. Uma peregrinação ancestral, onde se destacam sobretudo parturientes e mães acompanhadas dos seus filhos que cumprem as suas promessas e oferendas.

(Turismo do Porto e Norte de Portugal)

___________
Este artigo faz parte da Edição especial da Agência ECCLESIA “Festas da nossa Terra” publicada em agosto 2022

Partilhar:
Scroll to Top